sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ai, ai, ai, essa Pastoral da Sobriedade...

João XXIII fumando
O futuro papa João XXIII fumando seu bom e velho cigarrinho
 
Prof. Pedro M. da Cruz.
 
“A Sobriedade no beber é a saúde da alma e do corpo.”[1]
“O vinho bebido sobriamente é como uma vida para os homens ...”[2]
“Não incites a beber aquele que ama o vinho, pois o vinho já perdeu a muitos.”[3]
 
A poucos dias atrás, tive o prazer de reencontrar um amigo de infância. Após breve momento de conversa amistosa, soube de seus trabalhos na comunidade católica em que residia. Participava há algum tempo duma certa Pastoral da Sobriedade. Até aí tudo bem. O que me chamou a atenção foi a forma pessimista e repressiva com que tratava o uso das bebidas alcoólicas e do cigarro.
Estranhando aquele posicionamento depreciativo numa pessoa que se dizia católica, lembrei-lhe da postura tradicional da Igreja perante aquelas questões. Ele, afirmando não conhecer, por parte da Igreja, aquele “modo de ver as coisas” que eu lhe apresentava, dizia-me que, pelo contrário, o que aprendera na Pastoral da Sobriedade era aquela postura intolerante, tão própria de tantos grupos protestantes. Segundo ele, até aquele momento, seria inaceitável para um cristão, em todos os casos, o uso daqueles produtos. Perguntei-lhe em que materiais de estudos a pastoral em questão se baseava para inferir tais ensinamentos; o que ele não soube me responder. Na verdade nunca haviam consultado documento algum, como mais tarde me confessou com toda sinceridade...
Ora, ora – perguntei-me – como pode chamar-se “da Sobriedade” uma pastoral que repudia o bom uso das bebidas e do cigarro. Não é a sobriedade o mesmo que moderação e temperança? E isso não significa o uso das coisas numa medida certa, sem exageros e descontrole? Bom, deixando para depois outras questões que daqui poderíamos extrair, deixe-me dizer que, na verdade, após algumas pesquisas sobre a Pastoral em questão pude perceber que a mesma anda em conformidade com os ensinamentos da Igreja, pelo menos no papel...
O problema, neste caso, não é a doutrina que os “agentes de pastoral” deveriam seguir, mas sim o fato de os mesmos nem se darem conta, tantas vezes, de que não estão transmitindo o que a Igreja lhes ordena. Não quero aqui afirmar que todos os “agentes de pastoral” sejam deste feitio, porém, me parece que, em não poucos casos, é muito comum nas Comunidades Eclesiais de Base – CEBs - além, claro, das evidentes contradições de princípios (pois, onde uns bebem demais, outros condenam até mesmo o uso moderado de bebidas) um profundo e incompreensível desprezo pelos documentos da Igreja, principalmente aqueles que provém da Santa Sé. Isso parece supor uma espécie de tendência a descentralização e ao subjetivismo, também filhos de certa incompreensão da Colegialidade Episcopal.
Tendo conseguido com alguém certos materiais que alguns agentes “da Sobriedade” deveriam ler por completo antes de catequizar as pessoas, tive uma grata surpresa. Alí, já nas primeiras páginas, o Santo Padre, o Papa João Paulo II, nos afirmava resoluto que “... o uso moderado da bebida não vai contra as proibições morais e só o abuso é condenado...”[4].
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Nosso Santo Padre apreciando uma deliciosa cerveja bávara
 
Será que os coordenadores de meu amigo em seu trabalho pastoral também não haviam estudado este texto? Ou será que, lendo não lhe deram importância? O caso é que, mesmo a pessoa que me emprestou os materiais em questão manifestou a mesma postura “tipo-protestante” – se assim posso dizer - que apresentei no início deste texto. Isso me levou a deduzir, ao lado de outras evidências, que, pelo menos aqui em nossa cidade, a “Pastoral da Sobriedade” não tem feito jus ao seu nome.
Consegui também com os mesmos, outro livro chamado: “Meu pai bebia demais, hoje sou um adulto que sofre.”[5] Ora, é obvio que se meu pai fosse alcoólatra inconsequente ele seria repreensível, necessitaria de tratamento, e também deveria abster-se de álcool, mas, daí a deduzir que ninguém mais poderia saborear uma bebida porque “meu pai era um doente-alcoólatra”, seria o mesmo que abster-se do uso de facas na preparação de alimentos só porque um qualquer utilizou-a indevidamente para o crime. Abusus non tollit usum.[6]
Não defendo aqui a idéia absurda de que as pessoas devam viajar com garrafas de conhaque por não conseguirem enfrentar uma única noite sem bebedeira, ou mesmo que o alcoolismo seja normal, não, pois todos sabemos que esta é uma doença grave que necessita de um tratamento sério e constante. Porém, ao dizermos que um objeto não seja branco, não se pretende, necessariamente, que ele seja preto; afinal, pode ser de qualquer outra cor. Do mesmo modo, ao condenarmos o alcoolismo – como bem faz a Pastoral da Sobriedade, assim como qualquer um que tenha amor à vida - não pretendemos pregar aqui o seu extremo oposto, ou seja, a abstenção total do uso de bebidas. Este é um bem lícito que muitos tem a graça de usufruir, com sabedoria e moderação, para maior glória de Deus.
Sim, filhos adultos de alcoólatras sofrem; os beberrões devem abandonar seu vício; para muitos, um único copo de cerveja já é demais... pois, que estes tenham um modo de vida que favoreça seu estado e situação. Daí a concluir que todo e qualquer ser humano não deva saborear os mesmos bens com as devidas precauções, já é extremismo barato.
Interessante que na página 44 do primeiro livro por nós já citado, numa certa carta da Pastoral da Sobriedade, podemos constatar que ela pretende ser fundamentalmente “...uma ação da Igreja, vivida em comunhão com a Igreja ...”.[7] Esperemos, pois, que este testemunho de submissão aos ensinamentos católicos possa despertar nos “agentes de pastoral” uma linguagem mais sóbria com relação ao uso lícito dos bens criados por Deus, isso sem abandonar o trabalho sério que realizam em defesa das famílias, contra o mal do alcoolismo, da droga[8], e de todos os tipos de vícios que venham destruir o homem e a sociedade.
Finalmente, recordemo-nos de um caso oportuno. Não é verdade que Nosso Senhor comia e bebia, a ponto de dizer que muitos o chamavam de comilão e beberrão? [9]Basta conferirmos nas Sagradas Escrituras! É claro que o Divino Mestre jamais se excedeu na bebida, pois era Deus e possuía toda a sabedoria e sobriedade. E mais: confiava na capacidade que os homens possuem de conviver com estes prazeres, uma vez que seu primeiro milagre fora, exatamente, a transformação da água em uma bebida alcoólica, e – vejam que jocoso – à pedido de Nossa Senhora. E não venham os puritanos nos dizer que naquele vinho não havia álcool! Basta consultar as Escrituras: logo que o chefe dos serventes provou a água tornada em vinho exclamou ao noivo: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.” [10] Ora, segundo o chefe dos serventes: vinho bom, continha álcool, pois embriagava. E, ainda segundo ele, o noivo guardara o vinho bom até aquele momento (no caso, aquele que fora produzido milagrosamente por Jesus). Sendo assim, conclui-se que ele percebera o teor alcoólico quando provara o vinho milagrosamente trazido por Cristo. Que maravilha! Nosso Senhor fizera surgir litros e litros de bebida alcoólica! Seis talhas de pedra! Afinal, ele mesmo levara consigo muitos outros homens à festa, falo de seus discípulos, que também deveriam ser, como bons católicos que eram, excelentes apreciadores da Deliciosa Arte de Beber, à exemplo de seu Divino Mestre. Imitemo-lhes, portanto, na temperança, e aprendamos a guardar a santa moderação e a pérola da sobriedade.

[1] Eclo.31,37
[2] Eclo.31,32
[3] Eclo. 31,30
[4] MOMM, Nilo. Pastoral da Sobriedade. Pronunciamentos da Igreja. São Paulo: Edições Loyola, 1999. Pg.12.
[5] TRACY, Guilherme; DIAS, Terezinha. Meu pai bebia demais, hoje sou um adulto que sofre. 4 Ed. São Paulo: Santuário, 2006. 48 pgs.
[6] Trad.: O abuso não invalida o uso.
[7] Idem. MOMM, Nilo. Pastoral da Sobriedade... pg..44
[8] O Catecismo da Igreja Católica recorda àqueles que se drogam ou são tentados a fazê-lo, que o uso da Droga, “excluídos os casos de prescrição estritamente terapêutica (médica) constitui culpa grave.” Conf. CIC § 2291.
[9] São Mateus 11,19
[10] São João 2,10

15 comentários:

  1. Depois dessa vôu beber com menos peso de consciência e mais moderacão. rsrsrsrsrsrsrsrs

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  2. Texto esclarecedor. Afinal, vemos muitos movimentos satanizarem os dons de Deus. Foi de Muita valia lembrar-nos ainda o famoso adágio "O abuso não invalida o uso lícito".

    Parabéns ao Autor.

    R. G.

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  3. Parabéns também ao blog pelas belas fotos desse artigo. Essa do Cardeal Ratzinger é excelente!!! E como o futuro João XXIII sabia ser elegante! É de homens sãos, santos, e de postura que precisamos na Igreja!!!

    In Cristi.

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  4. Aqui em minha cidade também tem essa pastoral. Eu confirmo que eles falam isso mesmo. Tem uns até que cita a bíblia como se fosse crente. Eu conheço muita gente que bebe e consegue dar com isso um bom testemunho na igreja, uma coisa não invalida a outra. A bebida foi criada por Deus também.





    Leandro

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  5. Eeeeeeeeeeeeta, já to gostando do Blog, antes ater que tinha um pé atraz agora to gostando. Essa do cigarrinho valeu a pena. srsrsrsrsrsrsrss

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  6. Otima postagem! Esclarecedora e uma enciclopédia para os julgadores de platão!
    "...Porém, ao dizermos que um objeto não seja branco, não se pretende, necessariamente, que ele seja preto; afinal, pode ser de qualquer outra cor..."
    Ja disse tudo...!
    Pax!

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  7. É bom saber que tem gente na igreja com a cabeça aberta. Não tem problema nehum na bebida mas sim em quem bebe, foi o que aprendi e é o mais certa, basta pensar um pouco.quem sabe se por aqui pode ate ter mais assunto assim interessante, o que eu gosto nesse blog de voces é que voces semr etem alguma coisa muito interessante para mostrar. Um abraço Raquel, e obrigado pela indicação. Passei por aqui...

    Ramom Portacho

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  8. Texto bem esclarecedor, claro que com ressalvas a comentários tipo "a igreja tem mente aberta" e pressuposto para os que querem sair se embriagando com frequência... nesse caso, seria erro de interpretação, já que o texto foi bem elucidativo.
    Abraço e Deus abençõe a evangelização via internet de vcs, com a proteção da Virgem Maria:
    "In electis meis mitte radices".

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  9. Olá Sociedade!
    Acompanho frequentemente as postagens do blog. Realmente vocês tratam variados assuntos à luz do ensinamento da Santa Igreja. Concordo que o texto seja bem elucidativo, no entanto ao lê-lo percebi que algo ficou omisso ou pouco foi dito.
    Aproveito então para perguntar a respeito e se puderem esclarecer mais agradeço, acredito que este seja o verdadeiro fim das postagens. Quando vocês falaram do álcool e cigarro(segundo a foto) fiquei em dúvida se ao apenas degustarmos tais drogas não estaríamos caindo no pecado da laimargia dito por Doroteo de Gaza em suas Instruções espirituais? Caso não seja, quando passa a ser pecado?
    Grato, LEMOS

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  10. Caro Lemos,

    Leia

    http://sociedadeapostolado.blogspot.com/2008/04/consideraes-sobre-o-uso-de-tabaco-e.html


    Atenciosamente.

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  11. Muito bom. Parabńs ao blog. aí avi uma parte que merece reflexão:como pode chamar-se “da Sobriedade” uma pastoral que repudia o bom uso das bebidas e do cigarro. Não é a sobriedade o mesmo que moderação e temperança? E isso não significa o uso das coisas numa medida certa, sem exageros e descontrole?

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  12. Quem sabe se alguem de sua familia, fosse um dependente quimico, que sabe que o primeiro gole é o primeiro passo para recaida, jamais teria colocado um post assim heim um blog. As vezes satanás se disfarça de Cristão para burlar o sistema.

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  13. Meu comentário é muito simples, sou agente da pastoral há muito tempo, venho de uma família de pai e irmãos alcoólicos e no final me casei com um alcoólico, não sei vcs , mas esse assunto vai muito mas além de uma simples sugestão de que ,porque beber, porque não beber? Meu marido teve seu primeiro coma alcolico , com 9 anos de idade, n numa das festas que sua família dava festejando algum aniversário ,um copo de caipirinha perdido em algum lugar uma bebida docinha que quase levou uma criança ao óbito. na minha casa se quebrava tudo depois de uma noite de bebida onde eu precisava junto com meus seis irmãos correr na madrugada para não ver meu pai bater em minha mãe não sei porquê eu parei de beber e resolvi lutar contra esse mal afinal de conta eu sabia beber moderadamente. Mas o fato de ver tantas famílias sendo destruída por esse mal foi que resolve me abster desse " prazer" não porquê eu acho que seja errado uma pessoa tomar sua cervejinha e perceber que acerto momento tem que parar e fazer isso acontecer, mas por causa do meu próximo em consideração aquele que não pode e,resolvi fazer esse sacrifício. hoje em dia não vejo necessidade nenhuma de beber cinto é um grande alívio quando em minhas festas que patrocínio em minha casa as pessoas doentes ou não elas saem sabendo o começo o meio e o fim de toda festa e que dali não vai sair ninguém que por algum motivo tomou uma multa, perdeu a sua carta ou matou alguém porque estava simplesmente com o teor alcolico acima da média,um copo ou melhor dizendo , meio copo. Afinal não é isso que nos mostra o bafômetro,

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  14. So quem sofreu por conta do alcol sabe o valor da sobriedade

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