Michael Voris em seu programa no início de março, no período sedevacante, (ou seja, antes do conclave que elegeu S. S. Papa Francisco), conta sobre a Missa Tridentina no mundo após o Motu Próprio Summorum Pontificum de S. S. Papa Bento XVI e o desafio de continuação deste trabalho pelo próximo Papa. Segue a tradução do vídeo feita por nosso confrade Lucas Silva e em seguida breves comentários por João S. de O. Jr.
Olá a todose bem-vindosao TheVortex, onde mentiras
e falsidadessão detectadase exposta.Eu souMichaelVorise venho a vocêde dentro daesplendidaIgreja de Santo Estevão emCleveland, Ohio,logo após amissadomingo09:30.
Quando onovo Papaassumir o controleda Igrejamuitos estarãoolhandode
perto para ver quais serãosuas relações como públicoda Missa Tradicionalem latim.
Bento XVIfoi extremamente acolhedore incentivador aeste grupo defiéis católicos e realmenteabriu o caminhopara que elescomeçarem a se expandire eles se expandiram muito.
Apenas emminhasviagenspor todo o mundo...tenho ouvido, visto ouparticipado
do rito antigoemquase
todo lugarque tenho chegado.
E uma coisa quetenho notado éo número dejovens.Na
Austrália..jovens. Nas Filipinas...muitos
jovens, a partir dos servosaos
padres...rostos jovens em todos os lugares.
Em Lagos, Nigéria...sobum telhado de palha...jovense famílias jovensem procissão para recebera Sagrada Comunhãode joelhos. Mesmo emDetroitMichigan..considerado
poralguns como oepicentro do
“terremoto” modernista que atingiua Igreja na Américana década de 1970...e ondeconsiderável danoainda édolorosamente
evidente,aMissaantigaem uma noite desexta-feirapatrocinada pelogrupoJuventutum...Latinpara os jovenscom mais deuma centena departicipantes.
Washington DCoutra Missa norito antigoacomgrandenúmerosde...avocê adivinhoujovens
participantes. De fato,muitos em
pé e lotadoa ponto de transbordar.
No norte da Itália..nos
montesalpinos...o rito antigonovamente.
Londres, Inglaterra,também tem uma comunidadeprósperada MissaLatinasalpicado comrostosjovens, comofoi destacadapela imprensasecularlá
efoi objecto deum relatóriorecentedo Vortex.
E aquiem Cleveland, Ohio,
bem na paróquiade Santo Estêvão,
como vimos esta manhã, quandoassistimos
à missacom a congregaçãolocal.
Jovens adultos, rostos jovens, jovens famílias commuitos filhos. Fiéis católicos que, em muitos casos passamdespercebidos pelogrande número decatólicos quenão sabem quasenada sobre aMissa em latimou onúmero crescentede
adeptos.
É muitoclaroolhando paraas paróquiasque celebram no Rito Tridentino, os padressão
muitofiéis à doutrinada Igreja
sobrea contracepção...há criançasem todos os lugares.
E então o queestamos presenciandoé o início deuma mudança demográficano mundo católico..em todo o mundo. Raramente ou nuncavocêvai ouvirsobre o
desaparecimento deumaComunidadeou paróquia que celebra a Missa em Latim.
Esse fatoétotalmente
diferente aoque acontece nas paróquias e comunidades
com tendências progressistas e que não celebram a Missa Tridentina e que fecham sua
portas devido a perda de fiéis.
Onde a Igrejaé chamadademodernao tempo
provou que acaba levando a Igreja a um espírito contrário ao verdadeiro e que
causa um fracasso. A Igreja nascenteda Tradição está se transformando emumhistória de sucessogigantesco...em todos os lugares.
Atédois anosatrás era difícil de acreditar que um prelado emRoma foisolicitado adizer
queem 50 anos,não haverámaiso Rito da Novoda Missa... aMissacomum em todaa vasta maioriado mundo católicohoje.Hoje pode-se dizer isso com mais calma sinal de que os tempos ruins
estão indo embora.
Todo este crescimentoenormeno campo datradiçãoque
aconteceuatravés deuma forteoposiçãode dentro da igreja...mesmo entre osnumerosos
bispos...e que esta oposiçãofoi pega de surpresa com
um golpe fatal desferido pelo Papa.
Apesar de todas asadversidades e elastêm sido às vezesviolentas...A tradiçãoestá
provandoa sera novidade..oua novaidade ..dependendo do seu pontode vista.
Hágrupos crescentes decomunidades religiosascentradasna devoção, espiritualidade e liturgia
tradicionais.Da Fraternidade São Pedro...oFSSP,ao do Institutode Cristo Rei,apoiadofortementepor
Sua Eminência oCardealRaymond Burke...estas
comunidades estãose tornando mais emais a modelo para outras.
Cardeal Zen, perseguido pelo Governo Chinês, celebrando a Missa Tridentina na China
Mas nem tudosãorosas.Há forçasna
Igreja quedesprezama Missa em Latim por causa dateologia quelhe está incutida.Uma teologiade sacrifício,apresentado como umesforçomasculinoalimentando umaIgreja militantededicado aevangelizar o mundocom uma autêntica fé...sair
evoltar afazer proselitismode um novo mundopagão.
A grande batalhae talvez adecisiva será entre a igreja,ainda em grande parte modernistae a Igrejada Tradição, em
crescimento, mas ainda pequena, poderámuito bem acontecerno pontificadodopróximo
Papa.
Forças políticas e culturaisde fora da Igrejaestão rapidamenteforçandoum confrontocom aIgreja
eas tropas de choquepara esta
guerraque serão as forçastradicionalistas.É otradicionalistade espíritocatólicos quesão, geralmente, mais dedicada àfé em suaexpressãoautêntica
e maissério sobresua defesa.
Umaolhadacurta sobrepraticamentequalquersite de mídiasocial,verá que lidar com afé emum militanteespíritorevelará
quehá discussões sériase
delicadasnesses sites.
A pergunta e aesperança para omovimento tradicionalistaé a vontadeque eles têm comoumgrupoaliado nonovo Papa, como fizeram
com o Papa emérito.Dada atrajetória deassuntosnoIgrejanos dias de hoje..é uma apostaseguraque o novo papairácompreenderque o futurodeve serainda maisfirmemente
enraizadano passado.
Observações: (por João S. de O. Jr)
O conclave terminou, o Papa eleito foi o cardeal Mario Jorge Bergóglio. O que podemos dizer até o momento a relação do atual Papa Francisco com a Missa Tridentina?
Ao que tudo indique, não seria animador, partindo do raciocínio humano. Não seremos taxativos e nem temos a "bola de Cristal" para isto, mas é bom fazermos colocações realistas:
-Evidente que no colégio de cardeais há pouquíssimos liturgistas como Bento XVI, que fez parte do movimento litúrgico e fizera um grande trabalho em seu pontificado neste aspecto.
- Já Bergóglio, enquanto cardeal, não fora dos mais icentivadores da Missa Tridentina, há fontes que nos deduzem que até sufocou a aplicação do Summorum Pontificum na sua arquidiocese em Buenos Aires. Outras (com fotos e vídeos) mostram o então cardeal em algumas Celebrações nada decorosas do ponto de vista da sacralidade que merece ser celebrado o Sacrifício de Nosso Senhor.
- O Salve a Liturgia mostrou um vídeo do então cardeal em um programa católico falando sobre a importância da comunhão. Mostrando que é um homem que incentiva a comunhão diária como um grande alimento e paliativo do que o Católico viverá no céu, positivo. Mas não muito próximo de dar ênfase na Santa Missa como sacrifício incruento.
- Outro indicativo que podemos observar é que a preferência do atual papa é por Paramentos mais simples, embora dignos, para as celebrações.
- Surgira fofocas também de que o atual Papa dispensara, de modo nada caridoso, o cerimonial de Roma, Guido Marine, (responsável na cúria pela reconstrução litúrgica de Bento XVI). Notícia esta não confirmada e com tom de oportunismo sedevacantista até porque este último estará cuidando da primeira Missa de inauguração do Pontificado no dia 19 de março, solenidade de São José. Mas, já sabemos que será um rito mais simplificado e sem o latim, apenas o grego e línguas vernáculas.
Papa Francisco e Guido Marine na Misa de Domingo
-Aguardemos os próximos dias. Ainda teremos nomeações para as congregações, a comissões como a Eclesiae Dei (se continuará ou não a existir). Esperemos pacientes mas com a confiança no Senhor que tem seus desígnios que não são os nossos.
Então, estamos jogando um balde de água fria naqueles que desejam e promovem a Santa Missa na sua forma tradicional? Não.
Apenas destacando a realidade, que existe um Papa, legítimo, que tem tendências não tão ortodoxas na lex orandi e, como tem pedido, necessita de muita oração e sacrifício por parte dos seus fiéis para guiar a Igreja de Cristo.
Deus costuma nos surpreender , sem nos esquecermos da Graça de Estado que o Senhor dá a quem está no trono Petrino. Se não for por um Papa que ajudará na promoção da Santa Missa Tridentina, que seja por um que, não tendo afinidade e mesmo antipatia, acabe por isso a desperta nos fiéis, que já conhecem o Rito, um maior amor e empenho neste apostolado pela Santa Missa Tradicional e Liturgia bem celebradas.
Santa Missa Tridentina na África
Outro fato que gostaria de destacar: Como bem visto no vídeo, o amor pela Missa Tradicional não tem fronteira regional, cultural, social, racial ou seja o que for. Um rito antiquíssimo mas que desperta sobretudo a fé dos jovens; sejam eles pobres ou ricos, mas que buscam a maior riqueza nesta Terra que é o Santo Sacrifício de Cristo. Certamente, é a riqueza que a Igreja, pobre por seus membros, mas rica por carregar o maior dos tesouros, possa dar aos seus pobres fiéis.
Rezemos pelo Papa, com ardor e respeito filial. Querido ou não pelos tradicionalistas, foi o que Cristo concedeu a sua Santa Igreja neste tempo, amemos-o como o filho que ama a um Pai, ainda que não concorde com todas as atitudes deste.