domingo, 3 de agosto de 2008

CD de monges cistercienses entre maiores sucessos da Inglaterra




.- O álbum musical "Chant. Music for paradise", do coro de monges cistercienses austríacos se encontra entre os dez discos de maior sucesso da Inglaterra.

Os monges, que concorrem em listas musicais de seu país e da Inglaterra com cantores como Amy Winehouse e Madonna, pertencem à Abadia da Santa Cruz localizada a 15 quilômetros de Viena, e foram partícipes de uma mudança radical que ocorreu "graças à providência divina", sustentou o Padre Karl Wallner, porta-voz da abadia e encarregado de promover o disco, em entrevista à agência EFE.

Os músicos responderam através do YouTube a um anúncio que convocava cantores de música medieval. Os monges superaram a mais de cem concursantes dos Estados Unidos, Itália, Irlanda e Canadá, o que os levaram a assinar um contrato com a Universal Music.

Para os religiosos, seu êxito é produto de uma "intervenção divina". "Só podem nos escutar em vivo os que nos visitam no mosteiro. É o entorno ideal para esta música, mas terão que vir às 5h, que é quando cantamos", asseverou o Pe. Wallner.

Do mesmo modo, recordou que a música de seu disco pode escutar-se em seu sítio Web (www.chantmusicforparadise.com ), que eles mesmos habilitaram.

Depois de assegurar que o coro "nunca quis fama ou dinheiro", o religioso indicou que "nós gostaríamos que a nossa música curasse às pessoas, que leve riqueza à alma das pessoas, que na sociedade atual está vazia em muitos casos".

Notícias compiladas das páginas: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=13702 e http://www.acidigital.com/noticia.php?id=12959