quarta-feira, 21 de abril de 2010

Algo sobre os escândalos de pedofilia e a perseguição ao Papa

Por João S. de Oliveira Júnior

 

imageÉ uma vergonha para todo cristão, católico ou não, os escândalos de abusos de pedofilia ou efebofilia, sejam por padres ou pastores. Contudo, vale ressaltar que proporcionalmente são poucos (embora não menos escandalosos e vergonhosos) os casos de pedofilia comprovados envolvendo o clero comparando com outros setores em nossa sociedade. Evidente que tais casos devem ser levados a sério pelas autoridades eclesiais e civis nas investigações e medidas possíveis a serem aplicadas aos culpados e proteção às vítimas. Não resta dúvida também que ocorreram falhas em algumas medidas, sejam episcopais ou de autoridades civis, desde a má formação de seminaristas a bispos que não souberam conduzir ou esclarecer corretamente os casos no período de euforia excessiva no pós Vaticano II. Felizmente, o papa Bento XVI  que sempre foi muito rigoroso nestes assuntos está fazendo a sua parte desde que assumiu o pontificado e antes mesmo como cardeal, embora a malícia de alguns meios de comunicação em tentar até culpá-lo e obstinadamente acusa-lo de acobertamento, logo ele, não é difícil de saber o porquê desta obstinação.

A pedofilia é um mal da sociedade, não é exclusivo de padres. Não que devemos nos acomodar ou deixar de pensar nas vítimas ou em sérias medidas a serem tomadas quanto a este grave problema, de maneira alguma. Mas é bom lembrar que é um percentual muito menor do que de outros profissionais como educadores e principalmente próprios familiares de vítimas. Nós católicos somos os primeiros a bater no peito e ver que é uma vergonha tais escândalos por parte de um religioso, embora, o velho ditado de que uma arvore que cai faz muito mais barulho do que a floresta inteira que cresce sempre ocorrerá, pois são casos vergonhosos mesmo.

Entretanto, como não enxergar um esforço midiático, que envolve muitos interesses escusos, a querer a todo custo atacar o papa Bento XVI sem análise objetiva de apurar todos os fatos e sem corretas informações? Sem contar no terrorismo moral a que muitos têm interesse de se valer contra a Igreja e os mais de 99% de sacerdotes católicos que não têm nada a ver com os escândalos.

Em meio à avalanche de notícias, venho indicar alguns sítios e artigos sérios que tratam objetivamente do assunto com a correta preocupação, ao mesmo tempo que, desfazem muitos equívocos e mitos das acusações a que temos visto (para visualizar os links abaixo, copie-os e cole em seu navegador):

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/tag/pedofilia

(Blog sempre atualizado neste assunto e nas notícias com o devido esclarecimento)

O QUE HÁ POR TRÁS DOS ESCÂNDALOS?'
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=OPINIAO&id=opi0578

(Artigo que traz informações precisas e gerais sobre a pedofilia de sacerdotes)

'UMA RESPOSTA AO THE NEW YORK TIMES'
http://blog.veritatis.com.br/index.php/2010/03/29/uma-resposta-ao-the-new-york-times/

'THE NEW YORK TIMES SE DESMENTE EM SEUS ATAQUES AO PAPA'
http://www.zenit.org/article-24489?l=portuguese
(Tratam quanto ao caso Murphy nos EUA)

‘SURGE A VERDADE SOBRE A CARTA DE 1985 DO CARDEAL RATZINGER. MÍDIA DIVULGARÁ?’

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/9993-surge-a-verdade-sobre-carta-de-1985-do-cardeal-ratzinger-midia-divulgara

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18695
(Mostram a pilantragem da mídia em querer culpar o papa de acobertamento no caso referente a carta de 1985, confiram.)

‘PERITA DENUNCIA NOVO “REGIME DO TERROR” QUE BUSCA DESTRUIR A FORÇA MORAL DA IGREJA’

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18540

‘HOMOSSEXUALIDADE E PEDOFILIA DE CLÉRIGOS’

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=PAPA_SANTASE&id=pss0350

‘PAPA EXPRESSA “DOR E VERGONHA” ÀS VÍTIMAS DE PEDOFILIA EM MALTA’

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/04/18/papa-expressa-quotdor-e-vergonhaquot-as-vitimas-de-pedofilia-em-malta.jhtm

(Embora vinda de um site secular, esta notícia resume bem o esforço do papa frente aos escândalos, vale a pena conferir.)

“HOMOSSEXUAL PODE SER PADRE?”

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2010/03/20/homossexual-pode-ser-padre/

(Sobre uma importante medida tomada pelo papa já no primeiro ano de pontificado em 2005 e que gerou muito alarde dos hipócritas anti-clericais, inclusive “católicos” moderninhos.)

‘SERÁ QUE O PROBLEMA É SÓ NA IGREJA CATÓLICA?’

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=NOTICIA&id=nbm0815

(Uma pequena amostra do que aparecem todos os dias nos noticiários)

Senhores, estes são apenas alguns exemplos que eu trousse, qualquer notícia ou acusação que você viu nestas semanas anteriores por parte de mídias seculares querendo acusar o papa de acobertamento ou negligência, você encontrará o esclarecimento e a verdade em alguns destes ou outros sites pró-católicos. A internet pode ser um meio de propagação de alardes e acusações baratas sem análise, mas também pode ajudar muito a irmos atrás da Verdade. Nós, católicos, não podemos deixar de aproveitar corretamente deste instrumento em mãos.

Queria destacar também: Se por um lado o papa, como sempre foi, é perseguido por anti-clericais (“católicos” progressistas, missionários do ateísmo, comunistas, maçons, militantes do sexo livre, gaystapo, alguns protestantes, secularismo em geral). Ou por qualquer irresponsável que apenas tem interesse em manter sua posição contrária em relação à Igreja Católica e não se preocupam coisa nenhuma com as vítimas ou medidas a serem tomadas, por outro, felizmente, vemos apoio ao pontífice de muitos que o amam de fato ou mesmo de quem nem esperávamos tanto.

Bom, diante de grandes desafios em um momento de séria turbulência, além das orações, cabe-nos dar apoio e força ao nosso querido papa que segue e seguirá firme na condução da Igreja em meio a tantas tempestades dentro e fora dela. Que a Virgem Santíssima interceda por ele.

Estamos contigo papa Bento XVI!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Confiança em Deus

 

São Policarpo

De São Policarpo, bispo e mártir.

 

Caminhando êste santíssimo prelado com um seu diácono, por nome Camério, agasalhou-se em certa estalagem; e já alta noite o seu anjo o acordou, avisando-o que se saísse logo, porque a casa havia de cair. Acordou êle também ao companheiro; porém êste, como estava cansado do trabalho da jornada, recusava deixar o sono, e lhe disse: Padre, creio em Deus que, enquanto vós aqui estais, não há de cair a casa; deixemo-nos estar. Respondeu o santo: Também eu creio em Deus; mas não creio nestas paredes: saiamo-nos depressa. - Apenas tinham pôsto o pé fora, quando o edifício se veio abaixo.

REFLEXÃO E DOUTRINA

Camério queria cama, e dormir mais um pouco sôbre os merecimentos do companheiro, e que o aviso do céu não fôsse tão madrugador. Era o mesmo que dizer: A minha preguiça pega de mim, e eu de vós: Vós santo, tendo mão em Deus, e Deus tenha mão na casa; tempo tem esta de cair, depois que caírem as estrêlas, e se levantar o sol; tempo tem de cair, depois que eu arrecadar o de dormir. Bem sei que o sono é imagem da morte, mas eu tomara escapar do original, sem me desabraçar da imagem; pela manhã terei os olhos mais despegados para ver a maravilha. Grande é o benefício de não caírem os telhados sôbre mim; porém não é pequena a pensão de me levantar eu dos colchões. Ora, padre, creio em Deus, que, enquanto vós aqui estais, não há de cair a casa. - Dêste modo lhe subministra confiança falsa a sua preguiça verdadeira. Bem disse Valério Máximo que o espírito humano, impelido da temeridade, não sabia avaliar nem os perigos próprios nem as ações alheias: Temeritatis impulsu hominum mentes concussae, nec sua pericula respicere, nec aliena facta justa aestimatione prosequi valent (1).

Disse o santo: Também eu creio em Deus; porém não creio nessas paredes. - Não pareça ao leitor que falta no mundo gente que crê ou creu em paredes. No sentir do Apóstolo, e de São Gregório Magno, os hipócritas são paredes; e, ainda mal, que tantos crêem nos hipócritas (2). Os judeus cercados por Tito em Jerusalém, por muito que êste os rogou se entregassem a partido, porque de outro modo todos haviam de parecer, ou dentro, à espada da fome cruel, ou fora, à fome da espada vingativa, nunca se quiseram render, e a causa desta pertinácia foi o muito que criaram nas paredes do seu Templo, persuadidos a que não havia de permitir Deus que padecessem ruína ou incêndio. Os setenta idólatras que Deus mostrou ao profeta Ezequiel, estavam todos diante de uma parede pintada com as formas de vários animais e sevandijas; e tinham nas mãos turíbulos com que incensavam esta parede, na qual criam (3). A letra do Testamento Velho não foi outra coisa que uma parede, detrás da qual estava como escondido o Messias, dando-se a conhecer sòmente aos profetas e sábios por alguns resquícios de revelação de seus ministérios, ou da interpretação das Escrituras (4). E só nesta parede crêem e ainda esperam os israelitas; esta - como diz o profeta Isaías (5), e expõe entendendo o seu sentido. Nesta - como diz o profeta Amós (6) - se encostam totalmente, e dela sai a cobra da infidelidade que os morde. Finalmente, as igrejas dos hereges, onde não há ver cruz, nem imagens sagradas, nem altares, nem missas, nem outros divinos ofícios, que são senão sòmente paredes? E nestas paredes crêem êles, nestas confiam que vão a salvamento. E nenhuma destas paredes creiamos, porque tôdas ou já caíram ou hão de cair.

Note - se quanto valeu a Camério a companhia de São Policarpo. É Deus tão pio e amigo de não puxar pela espada da sua ira que, por amor de algum servo seu, costuma perdoar não só a outros menos justos, senão ainda a muitos pecadores. A companhia de São Paulo valeu a vida duzentos e setenta e seis pessoas, que com êle navegaram, e sem êle certamente pereceriam: Donavit tibi Deus omnes qui navigant tecum (7). - A companhia de Josafá, rei de Judá, valeu a outros dois reis, que estavam com êle em campanha, para não morrerem à sêde, êles, e todos seus exércitos: Si non vultum Josaphat erubescerem, non attendissem quidem (8). - Por dez justos que houve na Pentápole vinha Deus em perdoar-lhe: Non delebo propter decem (9). - São os santos na Igreja Católica trigo bom no campo de Cristo: o misturar-se com êle a cizânia lhe aproveita para não ser logo arrancada: Sinite utraque crescere usque ad messem (10). - Do louro dizem que vale contra os raios; por isso o imperador Tibério nunca deixava de andar coroado dêle (11); muito mais valerão contra a ira do Onipotente os laureados pela vitória de si mesmos. Quando alguém se salvava de algum perigo evidente, lhe diziam por adágio: Trazeis bordão de louro. - Quem acompanha com o varão amigo de Deus, leva bordão de louro, que o livra de muitos casos infelizes. Chagar-se aos bons é ditame prudentíssimo: só êles sabem manter as leis da boa amizade: E a boa amizade - como gravemente disse Cassiodoro (12) - para os ricos serve de glória, para os pobres de renda, para os desterrados de pátria, para os fracos de esfôrço, para os enfermos de medicina, e até para os mortos de vida. - Não parece que pode haver melhor símil para intimar o quanto pode uma boa companhia que o da água misturada com vinho no cálice que se consagra. Porque desta mistura lhe vem a nobreza, e - para o dizermos assim - a ventura de se converter em sangue verdadeiro de Cristo, o que é verdade ainda quando a água se não tinha convertido já em vinho ao tempo da consagração, se seguirmos a sentença dos cardeais Alano, Barônio, Lugo e Toledo, que parece ser de muitos santos padres antigos, e é de graves teólogos modernos (13). E eis aqui a altura a que subiu a criatura da água, só porque acompanhou com a do vinho, matéria dêste cálice do Novo e Eterno Testamento. Por isso os companheiros dos santos patriarcas das sagradas religiões ordinàriamente também foram santos: como se vê em Paulo, o simples, companheiro de Santo Antão Abade; Geraldo, companheiro de São Bernardo; Mauro, companheiro de São Bento; frei Leão e frei Egídio, companheiros de São Francisco; Antão Martins, companheiro de São João de Deus; Ana de São Bartolomeu, companheira de Santa Teresa; e outros muitos exemplos. Oh! Quantos espíritos, frouxos e frios como água, se tornariam fortes e generosos como vinho, se acompanhassem com outros, que o são, no fervor e alegria com que servem a Deus!

***

Notas:

1. Dictorum Memorabilium, lib. 9, cap. 8.

2. Percutiet te Deus, paries dealbate: Deus te ferirá a ti, parede branqueada (At 23,3).

- Greg., relatus in c. Nisi bella, 23, q. I.

3. Éz 8, 10s.

4. En ipse stat post parietem nostrum, respiciens per fenestras: Ei-lo aí está pôsto por detrás da nossa parede, olhando pelas janelas (Cânt 2,9).

5. Palpavimus sicut caeci parietem, et quasi absque oculos attrectavimus: Andamos como cegos apalpando as paredes, e, como senão tivéssemos olhos, fomos pelo tacto (Is 59,10).

6. Quomodo si... innitatur manu sua super parietem, et mordeat eum coluber: Como se um homem... segurando-se com a sua mão à parede, o mordesse então uma cobra (Am 5,19).

7. Deus te há dado todos os que navegam contigo (At 27,24).

8. Se não fôsse por respeitar a pessoa de Josafá, eu sem dúvida não atenderia ( 4 Rs 3, 14)

9. Eu a não destruirei por amor dos dez (Gên 18,32).

10. Deixai crescer uma e outra coisa até à ceifa (Mt 13, 30).

11. Sueton. In ejus vita.

12. In proemio lib. De Amicitia: Amicitia est divitibus pro gloria, pauperibus pro censu, exuribus pro patria, imbecillibus pro virtude, pro medicina aegrotis, mortuis pro vita.

13. Cyprian., Hieron., Ambros., Pascas., Justin., M. Iraenaeus, quos citat et sequitur Rhoad., disp. I de Euchar., q. 2, § 3, Conink., Pasqualig., Salmer., et alii.

 

***

 

- Dados da Obra -


Obras Completas - Padre Manuel Bernardes.
Editora das Américas.
Volume IV
Matéria contida neste volume:
NOVA FLORESTA
Nova Floresta - Tomo IV
Nihil Obstat - Padre Antônio Charbel. S.D.B
Imprimatur - São Paulo, 10 de Julho de 1959

† Paulo Rolim Loureiro - Bispo Auxiliar e Vigário Geral

Páginas: 301 a 305

Título V - Confiança em Deus