quinta-feira, 24 de maio de 2012

Política Brasileira - Parte I

Prezados leitores, lembrando que este é mais um ano eleitoral, iniciamos uma série de textos que têm por objetivo dar um panorama da política no Brasil. Diversificados autores, porém, que possamos ter um entendimento do porquê daquela “estar como está” em nossa nação. Iniciemos com uma matéria do final de 2011 mas bem contemporânea.

Um pouco sobre a atual corrupção no alto escalão federal

Por João S. O. Junior

Eis as palavras do então ex-chefe da pasta governamental do Ministério do Trabalho, a que foi recentemente denunciada em 2011 por corrupção com 03 dos seus assessores citados:’
(...) “Quero ver até onde vai esta onda de denuncismo”. (Em entrevista ao jornal da Globo, edição de 07/11/11).
Então, para o ex-ministro Carlos Lupi (PDT), foto, o problema maior não é a corrupção e sim a onda de “denuncismo”.

Sim, digo, não. Não há problema de corrupção, não... muito menos problema político, que isso... quanto mais problemas éticos e morais na administração... Isto não existe, pois, o Brasil está de vento em poupa no seu “crescimento econômico”. O país é respeitado lá fora e até sediará uma copa do mundo que já tem um campeão anunciado (e não é nenhuma seleção), é o superfaturamento das obras, ainda que atrasadas, com todo o “jeitinho brasileiro”, claro. A propósito, na gíria do futebol seria a “malandragem”. Sim, a malandragem na administração do dinheiro com impostos de arrecadação recorde ano a ano... Viva!
Para quê a lei de licitação minha gente? Descomplique as coisas... Vamos que vamos... Pra frente Brasil, salve a seleção! O TCU é um retrocesso, assim já manifestou em outros tempos o apedeuta, ex-presidente da república, afinal, o que significa TCU mesmo? Este tribunal é levado a sério?
Mas não minha gente, os vilões da historia não podem ser os “três porquinhos” ou quem os criou, mas algum lobo mau que os soprou de seus cargos, não é revista Veja?
Frente a tantas denuncias, queda de boa parte do escalão ministerial governamental, vez e outra, ouvimos nos bares e conversas afora o receoso cidadão, medonho por uma mudança repentina no seu ganha pão: “Esta corrupção ai sempre ocorreu, agora é que está sendo investigado”...

Se esta corrupção sempre existiu, a indiferença quanto a ela nunca foi tão presente. E está sendo investigado mesmo?
Alguém explicou como o Antônio Palocci (PT) aumentou sua fortuna 20 vezes em 04 anos? Alguém viu notícias de investigação sobre os casos ocorridos na Agricultura, no Turismo, no ministério dos Esportes? Alguém foi processado ou preso pelas denúncias (com exceção dos “denunciadores”)? Os então ministros nomeados pela presidenta, além de “caírem” do cargo estão tendo maiores problemas nas vias policiais e judiciais? Após a queda de um ministro, algum esclarecimento ao público sobre andamento das investigações? Sobre o dinheiro das propinas, algum paradeiro?
Cadê os “caras pintadas”? Ah, esqueci, estes últimos devem estar ocupadíssimos, ocupando alguma reitoria a fim de garantir uma “maloca” livre da PM para seus maconheiros.

Voltando...

A “queda” de um ministro significa apenas um ato para mudança de foco, estratégia certa, corte um pedaço da própria carne (se estiver desgastando) para dispensar as piranhas. É solução experimentada e atestada por quem controla politicamente o Brasil, o marqueteiro governamental.
Não importa quantos ministros caiam ou quantos escândalos e denúncias de corrupção ocorram, está tudo “dominado” contanto que as assessorias de imprensa e marketing saibam controlar a imagem do governo e mantenham as pesquisas de opinião. Até doença é oportunidade para um flash básico e propaganda eleitoral antecipada. Afinal, aqueles são os mais bem pagos para isso. E, num país do faz de conta... o trabalho dos marqueteiros se tornou o mais importante para qualquer política.


Conclusão:

O Brasil foi conhecido por muito tempo como um país exportador de bananas. A verdade é que, infelizmente, o Brasil está se tornando um país de “bananas”. O brasileiro está perdendo sua capacidade de se indignar frente à imoralidade e corrupção. Este autor que vos escreve não é analista político ou comportamental, mas os fatos nos têm sido muito perceptíveis. Em breve, relembremos o que está para virar o caso do mensalão.

Que a Virgem Aparecida proteja, ilumine e desperte os brasileiros.