terça-feira, 13 de novembro de 2012

A carreira de professor

São João Bosco
                                                                                  
                    
                                                                                                                            Por Dom Tihamer Toth

Serás professor? Terás, então, ensejo de semear o grão do bem em milhares de almas jovens.

A sociedade inteira deverá agradecer-te o trabalho, pois é com o desgaste de teus nervos que pagarás a atividade incessante consagrada a educar as crianças, e a inocular ciência e instrução nesses pequenos bárbaros que ameaçam destruir a cultura humana. Quase inteiramente do professor depende o fazer da escola uma instituição que, além do ensino, dê a educação que desenvolva não só o espírito dos meninos, como também o caráter.

Todos chegaram hoje à convicção de que a escola deveria ocupar-se muito mais da formação do caráter juvenil. Porquanto, do ponto de vista do futuro da pátria, importa pouco que os jovens saibam se Juno tinha o hábito de esbofetear Zeus, se esposo, com a sandália ou com a própria mão; o que importa antes de tudo são os costumes, a vida, o caráter da jovem geração que deve sair da escola.

O bom professor é o guardião dos belos santuários que existem: os corações infantis. Todo o ouro, todas as pedrarias, toda a pompa do templo de Salomão nada são ao lado duma alma pura. E a tarefa do professor é cuidar desse templo vivo. Os pais, a família, a Igreja confiam-lhe os seus tesouros mais preciosos, a fim de que lhes ensino o entusiasmo para com o belo e para com o bem, e o horror do mal.

Se esses rapazes ignorantes, inconstantes e sem força de vontade vierem a ser algum dia homens instruídos, de caráter firme, não em último lugar caberá mérito ao bom professor que cumpre com zelo o seu dever. O trabalho do mestre é extremamente fatigante e bem mal remunerado: mas, se ele o toma pelo lado ideal, pode sempre haurir forças novas na certeza de que, pela sua dedicação, adquire grandes merecimentos diante de Deus.

Salvo o sacerdote, ninguém pode ter tanta influência sobre a educação moral da juventude como um professor piedoso que ama paternalmente a seus discípulos.

Livro: O môço educado

Autor: Dom Tihamer Toth

Parte III – No limiar duma carreira

A carreira do professor

Páginas: 204-204

Editora Vozes LTDA.- Petrópolis RJ

IV Edição - 1960

IMPRIMATUR por Comissão Especial do Exmo. e Revmo. Sr. Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, Bispo de Petrópolis. Frei Desidério Kalverkamp, O.F.M. Petrópolis, 21- XII-1959