sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Cristão é um Guerreiro

Cruzado

 

Por João S. de Oliveira Júnior  

 

O Cristão é um Guerreiro! Por quê?

Porque a todo tempo está sob uma batalha espiritual contra forças invisíveis do maligno que pairam nos ares.

Porque deve lutar contra as próprias más inclinações, seus vícios, fraquezas, sua concupiscência, sabe do “espinho na carne” que o acompanha. Acaba percebendo que a todo instante tem que vigiar e orar.

Porque seu modo de combate é de joelhos no chão, um coração contrito, sincero e entregue Àquele a quem tudo pode confiar. Trás no coração a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.

Porque não fica pacífico diante das injustiças e contrariedades ao seu redor, mas em tudo que faz para modificar essa realidade, em palavras ou atitudes, é com Caridade, sem a qual não agrada seu Mestre e Senhor.

Porque não se conformar com a mentalidade deste mundo rebelde de valores invertidos, mesmo sabendo “dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César”, o Cristão não se contenta enquanto os valores do evangelho estiverem fora do cotidiano, batalhará a seu modo oportuno pelo Reino, mesmo sendo sempre um “estrangeiro” enquanto não estiver definitivamente no Céu.

Porque aplica o seu esforço em fazer o melhor que pode nas obrigações temporais, no local, profissão ou ofício a que se designa, contudo, o faz com a vivência das virtudes humanas e teologais, para o próximo e para maior honra e glória de Deus, Uno e Trino.

Porque, mesmo que aplique todas as suas forças, entende que sempre precisará da Graça Divina, esta que pode suprir suas limitações diante da própria miséria reconhecida. O Cristão diante dos desafios não perde a Esperança, a transmite.

Porque no seu “ganha pão”, no adquirir muito ou pouco, material, espiritual ou intelectualmente, não adquire somente para si, mas compartilha. Não deixas de ter a virtude da pobreza, onde reconhece que “és pó e ao pó voltará”, de maneira que, tendo muito ou pouco, tem tudo como se fossem no valor de esterco, no fim das contas, compreende que a maior riqueza é ter Cristo.

Porque o Reino pelo qual ele luta não é uma ideologia política, como as muitas passageiras da história, que nunca vão satisfazer a real necessidade do Homem, este, que não vive somente de pão e sim de toda a palavra que sai da boca de Deus. Luta pelo reino Celeste, pleno, onde anseia um dia estar eternamente na presença do Altíssimo.

Porque é convidado a se levantar diante das quedas como o seu Senhor no caminho do Calvário. O Cristão se humilha, renuncia a si mesmo, abraça a Cruz e segue aquele a quem tem por maior exemplo, Cristo.

Porque perante as bofetadas que leva na vida, oferece a outra face e, ainda que ofendido, perdoa seu próximo até setenta vezes sete se for preciso. Para a dor e sofrimentos a que está sujeito neste mundo, poderá uni-los ao único Sacrifício de Cristo com a conformidade de quem colabora uma gota de água no volume do oceano.

Porque não batalha sozinho, é um soldado que tem Maria Santíssima como intercessora a Cristo, conta com o apoio dos Anjos, o exemplo dos Santos. Tem irmãos na fé, resumindo, faz parte da Igreja de Cristo, Corpo místico deste, o cristão sabe que está na barca onde se encontra o Senhor, fonte dos suprimentos (sacramentos).

Porque ama a sua Fé quando a conhece, conhecendo e amando inevitavelmente a defende, seja por preposições racionais referentes à Revelação e, principalmente, por coerência de vida. Acaba sendo naturalmente um apologeta da Verdade.

O Cristão é um guerreiro pacificador, contudo, esta Paz que busca não é a paz que o mundo conhece, mas aquela que recebe do seu Senhor. Seguindo as orientações do Mestre, poderá dizer no fim da vida: “Combati o bom Combate”!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

''É por tuas palavras que serás justificado ou condenado''

image

Elton John (à esquerda)

 

Paulo L. F.

 

"Oh! Quão melhor seria mais vezes ter calado" (Kempis)

 

“Jesus foi para os lados de Cesaréia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: ‘Quem dizem os homens que é o Filho do Homem? ’ Responderam-lhe: ‘Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és Jeremias ou alguns dos profetas’. Disse-lhes Jesus: ‘E vós, quem dizeis que eu sou? ’” (Mat.16,13-15)

Elton John, controvertido cantor Inglês, deu seu parecer sobre o assunto em questão; para ele, Jesus Cristo seria "um gay compassivo e superinteligente, que entendia os problemas humanos". Baseado em que o referido artista fizera tal afirmação? Com qual objetivo? São perguntas que, talvez, nunca nos sejam respondidas... Afinal de contas, é próprio dos sensacionalistas o ato imprudente de atearem fogo sobre a mata e deixar os estragos para que outros tentem resolver.

Elton John, com toda certeza, mostrou-se superignorante em matéria de Cristologia. Em nenhum momento dos Evangelhos Nosso Senhor demonstrou qualquer simpatia para com praticas homossexuais; muito ao contrário, fala-nos do casamento tradicional, apresentando-o como a via natural instituída para a felicidade dos homens.

Em certo momento de sua pregação explicava-nos o Salvador: “Não lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: ‘Por isso deixará o homem pai e mãe e unir-se-á com sua mulher e formarão os dois uma só carne? ’” (Mat.19,4-5)É claríssima aqui a visão de Cristo sobre o tipo de relação que deve existir na sociedade humana, sempre baseada na lei natural. Portanto, mais uma vez nos indagamos: O que teria levado Elton John à sua afirmação tão voluntarista? Esta teoria estapafúrdia não se encaixa de modo algum na vida sublime do Redentor.

Elton-John É muito comum vermos ao nosso redor pessoas buscando desesperadamente validar suas ações errôneas com sofismas e incongruências. Talvez Elton John se encaixe neste grupo. Alguns, preferem basear-se em mentiras, a fim de amenizar os incômodos da consciência, a reconhecer, com humildade e heroísmo, as contradições da vida pessoal. Pensam que, entre a conversão e a dor de uma existência infeliz, se bem que iludida pela fugacidade do prazer, o melhor seja a segunda opção. É certo que experimentam intensa frustração, porém, mesmo o bem-estar por ver-se vitorioso ao tentar encobrir sua amarga tristeza interior, é combustível para progredir num infeliz caminho de incoerências...

Virgem santíssima, rogai por nós!