sexta-feira, 12 de abril de 2013

A JMJ-2013 e os sinais de Deus

Por J. S. de O. Junior



"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem." (são João 10,27)


Um fato inusitado mas que não pode passar despercebido aos olhos das almas vigilantes.
No dia 07 de abril de 2012, no fim da tarde da ilustre cidade de Montes Claros - MG, o palco em que ocorreria os shows dos cantores Michel Teló e Cláudia Leitte desabou, cancelando o que seria o evento "Folia Sertaneja". Isto em pleno Sábado de Aleluia. Notícia aqui.

Palco caído no Parque de Exposições João Alencar Athayde, 07/02/2012.
Castigo? Murmuravam alguns nas redes sociais... Mas diria que não, não foi castigo, foi uma benção! Benção porque a tempestade ocorreu horas antes do evento começar e ninguém ficou ferido. Benção porque muitos jovens da referida cidade viram como um sinal, relembraram que era importante estar na Missa de Vigília Pascal e não irem a um show secular logo no dia que toda a Igreja se coloca de guarda. De fato, a vigília por excelência, aguardar a ressurreição do Senhor. 



Voltando para esta semana, a exatos um ano depois do ocorrido, outra notícia e que deixara muitos revoltados, outros, nem tanto. Vazou a informação que na programação dos grandes shows a acontecerem na programação da Jornada Mundial da Juventude, JMJ-2013 no Rio de Janeiro, terá artista seculares e milionários como Ivete Sangalo e Michel Teló, graças a negociação ($$$) de outro patrocínio. A reação de espanto dos internautas fizera a Organização pronunciar oficialmente que os shows não estariam confirmados, mas também não foram negados ou excluídos, um desmentir sem desmentir. Certamente, se não fora a reação das redes, já estariam confirmados na agenda, mas continua a situação de embaraço para a Organização da JMJ-2013. Mais detalhes, aqui.

Ivete Sangalo supostamente "possuída" em um show
 Michel Teló com o hit "Ai se eu te pego".
Pergunta-se, e agora? Bem, houve e há reações diversas, que dão um panorama do pensamento de muitos católicos:


1- Indiferente, "após o CVII a Igreja passou a ser acolhedora tendo "diálogo" com o mundo moderno, sem excluir ninguém pois Deus ama a todos", comentários assim se vê aos montes, e principalmente de religiosos.


Não há muito o que se esperar da parte do clero que abraça a secularização, confundindo veneno com água e não diferenciando mais certo e errado, bom e ruim, bem e mal. Uma prática do Relativismo moral. Este caso dos shows profanos num grande evento católico que é a JMJ-2013 é como o que ocorre nas barraquinhas das paróquias, onde, o deixar tocar qualquer música profana pode ser mais rentável ($$$) nas noites de festas paroquiais, fato que se torna mais importante que a edificação e salvação das almas. Senhor, Miseri nobis.


2 - Outros reagiram mais contra quem protestou, achando mais que seria um "ataque" dos tradicionalistas a JMJ e que estes deveriam mais é rezar para tudo dar certo. Ora, há católicos que estão tão acostumados com o irenismo, romantização da vida cristã, que até a defesa das coisas da Igreja é vista como ataque contra ela.

Evidente, a JMJ-2013, por estar em um contexto de crise pós-conciliar de secularização, não está isenta de imperfeições, ao contrário, nem tudo são flores como costuma desenhar quem não tem a visão mais panorâmica de ideal católico. Evidente também que o evento é mais afim com os movimentos carismáticos e certamente estes são, ou deveriam ser, os principais interessados no zelo do mesmo. Mas nem por isso deve se deixar de desejar que ocorra nos máximos parâmetros de promoção da salvação das almas do rebanho, ainda que disperso.

3 - Claro, a reação mais coerente para um católico, indignação. Pois há quem sabe distinguir que, uma coisa é música secular, outra é musicas seculares maliciosas, que infestam as rádios e fazem um mal, ainda que indireto, a muitos jovens. E que, uma Organização da JMJ preferir a estas últimas uma vez que há tantas bandas católicas de estilos para todos os gostos, é o fim da picada. 
Quem quiser enviar sua reclamação a Organização Oficial da JMJ2012, o e-mail é: contat@rio2013.com ou também vá na página do facebok.

Para concluir
Deus deixa seus sinais, cabe a nós percebermos e seguirmos. A Jornada, tão esperada, promete... mas será para o bem ou para o mal? Certamente, poderá fazer um Bem a muitos, mas tantos outros, não perderão, nada, se ficarem em casa e fizerem o essencial, adorar a Cristo no Santíssimo Sacramento e rezarem o santo Terço. Do julgamento de fatores amplos e complexos, cabe ao Senhor, o certo é que: com as coisas de Deus, não se brinca. 
E quanto a nós, com reação a fatos pontuais, cabe a cada um fazer o que está ao seu alcance, seremos cobrados por isto. 

Os montesclarenses, de certo modo, receberam um sinal no sábado da aleluia de 2012, que tirem proveito dele.

Virgem Santíssima, rogais por nós.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A Anunciação por Santo Afonso de Ligório



Ecce concipies in utero et paries filium, et vocabis nomen eius Iesum – “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus” (Lucas 1, 31)

Summario. Eis como Maria, enquanto na sua casa está suplicando a Deus pela vinda do redentor, vê um anjo que a saúda e lhe anuncia ser ela mesma destinada para Mãe do Salvador. A humilde Virgenzinha, julgando-se nimiamente indigna de tamanha honra, fica toda perturbada; mas afinal dá o consentimento, e naquele mesmo instante o Verbo divino se tronou seu Filho. Ó grande Mãe de Deus, vós, tão privilegiada e tão humilde, nós tão pecadores e tão orgulhosos! Obtende-nos a santa humildade.

I. Querendo Deus enviar seu Filho para se fazer homem e assim remir o homem perdido, escolheu-lhe uma mãe virginal, entre todas as virgens a mais pura, a mais santa e a mais humilde. Enquanto Maria estava em sua pobre casa suplicando a Deus pela vinda do redentor, eis que lhe aparece um anjo que a saúda e lhe diz: Ave gratia plena: Dominus Tecum; benedicta tu in mulieribus (Lc 1,28)—“Ave, cheia de graça: o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres”. Que faz a humilde Virgem ouvindo tão elogiosas palavras? Não se desvanece, mas cala-se perturbada, julgando-se indigna de tais louvores: Turbata est in sermone eius – “Turbou-se com as suas palavras”. – Ó Maria, vós tão humilde, e eu tão orgulhoso! Obtende-se a santa humildade.

Mas, ao menos aqueles louvores não fizeram surgir em Maria a ideia de que porventura fosse ela escolhida para Mãe do Redentor? Não, serviram tão somente para fazê-la entrar num grande temor, de modo que foi preciso que o anjo a animasse a não temer, porque tinha achado graça diante de Deus. E então lhe anunciou que era escolhida para Mãe do Salvador do mundo: Ecce concipies in utero, et paries filium, et vocabis nomen eius Iesum – “Eis que conceberás, e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus”.
Ora, pois, assim lhe fala São Bernardo, por que tardais, ó Virgem santa, a dar o consentimento? O Verbo Eterno espera-o para tomar a natureza humana e fazer-se vosso filho; também o esperamos nós, que estamos infelizmente condenados à morte eterna. Se consentirdes em ser Mãe do Redentor, todos nós seremos livres da morte eterna. Respondei, Senhora, depressa: não retardeis mais a salvação do mundo, que agora depende de vosso consentimento. Mas felizmente, eis que Maria já responde ao anjo: Ecce ancilla Domini, fiat mihi secundum verbum tuum. Eis aqui, diz a Virgem, eis aqui a escrava do Senhor, obrigada a fazer o que seu Senhor ordena. Se ele escolhe uma escrava para sua mãe, não se louve a escrava, mas unicamente a bondade do Senhor, que se digna honra-la assim. – Ó bem aventurada Virgem Maria, quanto soubestes agradar e ainda agradais a vosso Deus! Tende piedade de mim!


II. Ó Virgem imaculada e santa, das criaturas a mais humilde e maior diante de Deus! Éreis bem pequena a vossos próprios olhos, mas aos olhos de vosso Senhor éreis tão grande, que ele vos elevou a ponto de vos escolher para sua mãe. Dou graças a Deus por vos ter elevado tão alto, e me regozijo convosco ao ver-vos tão unida a Deus, que mais o não podia ser uma simples criatura. Vendo que juntais tamanha humildade a tantas perfeições, envergonho-me de aparecer diante de vós, orgulhoso como sou, não obstante tantos pecados. Mas, miserável como sou, quero saudar-vos.

Ave Maria, gratia plena: Vós sois cheia de graça, obtende-me uma parte dela. Dominus tecum: O Senhor foi sempre convosco, desde o primeiro instante da vossa existência, mas a vós se uniu muito mais estreitamente fazendo-se vosso filho. Benedicta tu in mulieribus: Ó mulher bendita entre todas as mulheres, obtende-me também as divinas bênçãos. Et benedictus fructus ventris tui: Ó feliz planta, que destes ao mundo tão nobre e santo fruto!
Santa Maria, Mater Dei: Ó Maria, reconheço que sois verdadeiramente Mãe de Deus, e em defesa desta verdade pronto estou a dar mil vezes a minha vida. Ora pro nobis peccatoribus: Se sois Mãe de Deus, sois também Mãe de nossa salvação, Mãe dos pobres pecadores, porque, para salvar os pecadores, é que Deus se fez homem, e se ele vos fez sua Mãe, é para que vossas orações tenham virtude de salvar qualquer pecador. Rogai então por nós, ó Maria – Nunc et in hora mortis nostrae. Rogai sempre: rogai agora que estamos expostos a mil tentações e perigos de perder a Deus; mas rogai, sobretudo na hora de nossa morte, afim de que, salvos pelos merecimentos de Jesus Cristo e por vossa intercessão, possamos ir saudar-vos e louvar a vosso divino Filho e a vós, no céu, durante toda a eternidade.

“Ó Deus, que mediante a embaixada do anjo quisestes que vosso Verbo tomasse carne no seio da Bem-aventurada Virgem Maria: concedei-me que, assim como a venero com verdadeira Mãe de Deus, seja ajudado pela sua intercessão junto a vós.” Fazei-o pelo amor do mesmo Jesus Cristo.


Santo Afonso Maria de Ligório. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo Primeiro: Desde o primeiro Domingo do Advento até a Semana Santa inclusive. Friburgp: Herder & Cia, 1921, p. 454-456.