segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia 25 de março - Anunciação do Senhor

A Anunciação, do italiano Fra Angélico, (1437-1446).
Hoje a Liturgia omite a comemoração dos Santos para celebrar o anúncio da Anunciação do Anjo à Virgem Maria, pelo qual se deu o início oficial da nossa Redenção. Esta festa teve tanta aceitação na religiosidade popular que, por muitos séculos, foi dia santo de guarda. 
A festa que à primeira vista parece Mariana, pois é Maria que recebe o anúncio tem como tema central o Cristo: "O Verbo de Deus se fez carne no seio puríssimo da Virgem Maria".
O Verbo é o protagonista deste mistério, pois é Deus que escolhe a mãe do seu Filho Unigênito, na jovem israelita de Nazaré. Maria, descendente da família de David. Maria, é o instrumento, é a serva do Senhor que aceita a proposta divina, se torna disponível, como escada pela qual Cristo desce até nós.
É sempre tão suave reler a página evangélica deste episódio, insuperável em sua beleza e simplicidade.

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. (Lucas 1, 26-38).

O apóstolo e evangelista São João, acrescenta: "E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós". O fiat de Maria, isto é, o seu "Seja feito conforme a sua Palavra", marcou o momento em que a história da humanidade se dividiu em duas partes, antes e depois; a eternidade entrou no tempo e Deus se fez história. 
A Anunciação é a festa que celebra este fulgurante enxerto de Deus no homem, dando seu fruto no Natal com o Nascimento de Cristo Jesus.
Tinha razão o antigo povo de Florença a dar início o ano civil não no dia 1º de janeiro, mas no dia 25 de março, Festa da Anunciação, isto é, da Encarnação do Verbo, data com a qual se dá início à história não de um povo ou de uma civilização, mas de toda a humanidade remida em Cristo.
Maria em sua atitude de Virgem Prudente aberta, disponível à Palavra de Deus, "se sublima como a mais humilde e excelsa de todas as criaturas. Como a Virgem Mãe, Filha do próprio Filho", assim a canta o poeta Dante. 
O mundo com todas as gerações passadas e futuras ficou suspenso de seus lábios, aguardando o fiat. Hoje lhe agradece, adorando o Mistério do Verbo presente em seu seio puríssimo.


Livro: O Santo do dia
Autor: Dom Servilio Coni, I.M.C.
Págs: 134 a 136, Anunciação do Senhor.