terça-feira, 15 de abril de 2008

Faleceu Dom Estevão Bettencourt


Estimados leitores,

É com pesar que vos comunico o falecimento do grande D. Estevão Bettencourt. Seguem-se algumas notícias que compilei da internet sobre a vida e a morte deste humilde monge beneditino. Vá em paz, Dom Estevão, receber o prêmio celeste que Nosso Senhor tem reservado aos seus fiéis. Ser-nos-á mais útil no céu, junto de Deus, do que foi aqui na Terra. Paulo Oliveira.

*Nos nossos links, foi adicionado o site da recomendada Revista Pergunte e Responderemos On-line, editada por mais de 50 anos por Dom Estevão.

_______________________________________

NOTÍCIAS

Entristeceu-nos a todos a notícia do falecimento, nesta segunda-feira, dia 14, do monge beneditino Dom Estêvão Bettencourt, da Abadia Nossa Senhora do Monserrate, no Rio de Janeiro. Tomada pelo sentimento de esperança de quem crê na Ressurreição, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta sua solidariedade à família beneditina pelo passamento deste servo do Senhor cuja vida foi marcada pela fidelidade a Cristo e à Igreja.


Por sua inteligência privilegiada, aliada a uma humildade própria dos santos, Dom Estêvão deixou-nos um legado em obras e pensamento cuja marca é o amor radical a Deus e que a história se encarregará de perenizar. Quantos não terão encontrado o caminho da vida graças aos seus ensinamentos e testemunho!


“Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor!” (Mt 25, 21). Estas são as palavras que Dom Estêvão ouve agora como prêmio pelo bem que realizou movido pela certeza que sempre pregou: em Cristo a vida e a salvação.

Brasília, 15 de abril de 2008

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB


Fonte: CNBB

__________________________________________


Dom Estevão faleceu na manhã desta segunda-feira, 14, no Rio de Janeiro, aos 89 anos, em decorrência de um infarto agudo no miocárdio. Há alguns anos, o monge vinha enfrentando uma série de problemas de saúde e, ultimamente, tinha dificuldades para falar e respirar.

Segundo Dom Justino, OSB, do Mosteiro de São Bento, há uma semana Dom Estevão enviou um bilhete a Dom José, no qual dizia que queria fazer uma confissão geral porque estava chegando ao final de sua vida terrestre.

Dom Estevão, muito enfermo, só saia de sua cela para participar da Santa Missa. Ontem, 13, inclusive, participou da Celebração às 10 horas. "Mas com muita dificuldade", conforme informou Dom Justino.

Monge, exegeta e teólogo, Dom Estevão ficou conhecido como um sábio professor da Sagrada Escritura. Escreveu obras que se tornaram referência para os católicos. Além disso, assinou diversas publicações no exterior.

Fonte:

Canção Nova (http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=257151)


___________________________________________

Com 88 anos, morreu, ontem, no Mosteiro de São Bento, de múltipla falência de órgãos, o monge dom Estêvão Tavares Bettencourt.

– Era um santo. Dele se pode dizer que passou a vida ensinando e fazendo o bem – proclamou um freqüentador do mosteiro.

Para além de suas obrigações de monge e zeloso professor, dom Estêvão ainda arranjava tempo para falar todo dia na Rádio Catedral e escrever, praticamente só, a revista mensal Pergunte e Responderemos. Também para atender pessoas que iam a ele em busca de orientação espiritual ou simplesmente para se confessar.

Afeito aos sobressaltos da Segunda Guerra Mundial, quando os aviões nazistas bombardeavam a cidade de Roma, onde estudava, dom Estêvão nunca soube o que era vida fácil. Dormia não mais que cinco horas por noite e comia pouco, não mais que o estritamente necessário para sobreviver. Uma fruta, uma torrada de pão, um pedacinho de queijo e um copo de leite era, muitas vezes, o seu jantar.

Longos anos dedicou incansavelmente ao magistério em universidades e outras instituições católicas. E, com 61 anos, quando já poderia requerer aposentadoria, assumiu o cargo de vice-diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II. Todos os dias, dom Estêvão dava aulas que ele sempre preparava, com fichas e tudo, como se não passasse de mero iniciante.

Foi enterrado ontem à tarde, no claustro do mosteiro onde entrou em 1º de fevereiro de 1936, com apenas 16 anos.

Fonte:JB-Online (http://jbonline.terra.com.br/editorias/rio/papel/2008/04/15/rio20080415008.html)






Um comentário:

Sociedade Apostolado disse...

Aos leitores que nos pediram para mudar a foto de D. Estêvão, comunicamos que procuramos na internet uma foto sua de hábito beneditino, porém não obtivemos sucesso. Caso algum leitor que a possua poder nos enviar, agradeceremos.