quinta-feira, 11 de junho de 2009

Apostasia

image

Por Prof. Pedro M. da Cruz 

Podemos renunciar à Igreja Católica?
Abandonar a fé Católica é, com toda certeza, um erro gravíssimo! Quantos, infelizmente, desertaram da doutrina ensinada por Cristo! Lembremo-nos, porém, que os Apóstatas[1] foram preditos desde o princípio do catolicismo. Rezemos, pois, por todos aqueles que renunciaram aos ensinamentos da Igreja de Cristo e abjuraram a fé verdadeira; e que Maria Santíssima alcance de Deus as graças necessárias à conversão de tantos seres humanos enganados pelo erro.
Não é preciso falarmos muito... deixemo-nos guiar pelas Sagradas Escrituras! Só nos recordemos que, se estes textos foram escritos antes do surgimento do Protestantismo, (cujos membros são chamado, por alguns, de “crentes” ou “evangélicos”), certamente, se referiam ao perigo de abandono da única Igreja fundada pelo Filho de Deus, que remonta ao primeiro século da era cristã: Católica Apostólica e Romana.
Afirmamos isso, porque, muitos enganadores tem utilizado estes mesmos Textos contra a própria Igreja Católica que os escreveu no período da sua fundação a dois mil anos atrás. Veremos, que as citações se referem àqueles que, infelizmente, a abandonariam no futuro, levados pela mentira e pelo mistério da iniquidade. Que Deus nos livre da vergonhosa Apostasia!
II Tessalonicenses 2,3: “Ninguém de modo algum vos engane, porque primeiro deve vir a apostasia ...”
I Timóteo 4,1: “Nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas, de hipócritas e impostores ...”
Mateus 24, 24: “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e praticarão grandes sinais e prodígios, para enganarem, se possível fora, os próprios eleitos.”
Hebreus 3,12: “Tomai cuidado meus irmãos, para que nenhum de vós venha a perder interiormente a fé...
II Timóteo 4,3: “Tempo virá em que os homens já não suportarão a sã doutrina. Levados pelos seus próprios caprichos, e ávidos de escutar novidades, rodear-se-ão de uma multidão de mestres.”
Mateus 7,15-16: “Guardai-vos dos falsos profetas. Vem a vós disfarçados com peles de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes; por seus frutos os conhecereis.”
Efésios 4,14: “Não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrinas, ao sabor da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.
I Coríntios 11,19: “É conveniente que haja heresias (seitas, partidos), para que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos entre vós.
Colossenses 2,4: “... ninguém vos engane com discursos sedutores.”
Gálatas 1,6-7: “Admiro-me de que tão depressa tenhais passado daquele que vos chamou à graça de Cristo, para um evangelho diferente. Não que haja outro evangelho, mas o que há são alguns que lançam a desordem entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo.”
Romanos 16,17: “Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, separando-se da doutrina que recebestes. Afastai-vos deles!
Gálatas 1, 8: “Ainda que alguém – nós ou um anjo baixado do céu – vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja excomungado.”
I João 2, 24: “Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai.”
Hebreus 13,9:Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas.”
I João 2,18-19: “Já há muitos Anticristos (...) Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se reconheça que nem todos são dos nossos.”
Gálatas 1,9: “Se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!
É preciso que escrevamos mais alguma coisa? “Para o bom entendedor meia palavra basta!” No mais, terminemos revendo um último Texto esclarecedor do Evangelho:
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor entrará, no Reino dos Céus (...) Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos demônios e fizemos muitos milagres?’ E, no entanto, eu lhes direi: ‘Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim...’” (Mat.7,21-23)



[1] Chama-se Heresia a negação teimosa e pertinaz, após o Batismo, de qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou mesmo a dúvida obstinada a respeito dela. Apostasia, por sua vez, é o repúdio total da fé cristã; uma completa defecção da fé verdadeira por parte daqueles que receberam o Batismo. Finalmente, o Cisma é a recusa de sujeição ao Romano Pontífice ou de comunhão com os membros da Igreja que estão sujeitos a ele. (Conf. Cân. 751)

3 comentários:

kiko disse...

Muito Bom!
Texto claríssimo!

Pax Domini!

Soul Minas disse...

Maravilha!!!
Bastante esclarecedor.

Anônimo disse...

A Bíblia fala por si mesma.