segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os perfeitos amigos de Deus

e-332-a_0001_1_p24-C-R0072

Stª. Margarida de Cortona - Guilherme António Correia, 1829-1901

 

Num dos seus freqüentes colóquios com o Anjo da Guarda, Santa Margarida de Cortona exprimiu o desejo de que ele explicasse quais são “os perfeitos amigos de Deus”. Respondeu-lhe com estas belas regras de santificação: São perfeitos amigos de Deus aquele cujo coração está totalmente desprendido das coisas criadas e que, unidos a Deus somente, a Ele aspiram com todo o ímpeto do coração.

“E quais são, pergunta novamente a Santa, quais são as virtudes mais próprias deles?” - “A primeira, torna o Anjo, é uma profunda humildade, à imitação e por amor d’Aquele que se humilhou até à Cruz. A segunda é a perfeita caridade. Nesta base, é amigo de Deus o homem que realiza a Palavra Divina: ‘Bem-aventurados os puros de coração’. É amigo de Deus aquele que renuncia a si mesmo até ao ponto de se aniquilar por amor de Cristo, não com o ferro ou veneno mas pela mortificação voluntária; aquele que vive decidido a suportar seja que sofrimento for - até a própria morte - em defesa da fé cristã. É esta uma forma de aniquilamento bem distinta da mortificação dos sentidos. É amigo de Deus aquele que tem sempre nos lábios a verdade, e cuja vida brilha pelo bom comportamento moral. É amigo de Deus aquele que, por amor do mesmo Deus, toma sobre si os sofrimentos dos demais; prefere sofrer a ver sofrer o próximo, até no que se refere ao alimento, ao vestuário, ao alojamento. Enfim, é amigo de Deus aquele que se aflige e entristece com as desgraças alheias de amigos ou inimigos e que, sem reticência, aplaude as suas prosperidades”.

  +++

Livro: "Esta é a Hora dos Anjos", Giovanni P. Siena, p. 99 e 100.

2 comentários:

Anônimo disse...

OI.. sou Mariana, do GOJ onde Lazaro deu uma formação... e no final da formação agente conversou e fiquei interessada no grupo de estudos do qual ele faz parte.. queria saber mais como é.. ahh e gostei muito do blog.. muito rico, principalmente rico em assuntos interessantes que envolvem o nosso dia a dia e que muitos de nós católicos temos duvidas,Parabens. bjos.. Fiquem Com Deus

Sociedade Apostolado disse...

Mariana, você tem e-mail?