segunda-feira, 14 de junho de 2010

Coréia do Norte, Copa e totalitarismo

 

Por João S. de Oliveira Júnior

 

 

 

 

 

Há alguns meses antes da Copa, trouxemos informações sobre a expectativa da seleção norte-coreana, país que há décadas vive sob a ditadura comunista e que não poderá ver ao vivo os jogos da própria seleção de futebol por vaidade estatal, caprichos do seu ditador Kim Jong-Il.

Bom, já fizemos a comparação sobre a real situação do país asiático por causa do regime que o oprime com o filme A vida é bela.O jogo contra o Brasil acontecerá nesta terça-feira:

Acompanhando os programas esportivos, sempre ouviremos dos comentaristas sobre a seleção norte-coreana que _ este é o time mais misterioso da Copa_ não só porque um jogador apenas (é treinado) para dar as entrevistas, mas porque de fato quase nada se conhece dos mesmos. Bem, na verdade não se desconhece somente da seleção de futebol, mas sim de todo o país.

Todos sabemos do conflito político ideológico que a décadas divide as 2 Coréias.Na fase classificatória para a Copa de 2010, em março de 2008, sa duas Coréias empataram as duas partidas que disputaram, o intrínsico nisto é que um dos jogos, aquele ao qual seria em Pioyang (capital norte-coreana) foi suspenso porque antes da partida o governo Kim Jong-Il decretou que o hino do time adversário não seria tocado, e a bandeira nem sequer hasteada. Sentindo-se constrangidos, os sul-coreanos conseguiram após algumas reuniões com a FIFA transferir o jogo para Xangai, na China.

Outro fato que me chamou muito a atenção, notícia vinda de um locutor esportivo: em entrevista a um jornal europeu, um dos lideres da comissão técnica da Coréia do Norte dissera que_ com a ajuda de Kim Jong-Il o time de seu país poderá vencer_ claro, na mesma hora o locutor objetou que quem jogaria seriam os onze jogadores e não o ditador Kim. Vejam só! Pode? Sabemos que é comum no mundo todo, não só aqui no Brasil, políticos se auto-promoverem a custas do sucesso alheio, no caso o futebol. Mas ainda estava incomodado com o discurso. Recordei que é comum, ora mais ou ora menos, contarmos com a ajuda de Deus_ Com a ajuda de Deus, Nossa Senhora, conseguiremos!_ ,assim que frequentemente ouvimos e dizemos. É certo que tal frase é dita, muitas vezes, mais como uma força de expressão, mas reflete bem a nossa crença. Perguntei pra mim mesmo porque o membro da comissão técnica norte-coreana não dissera a mesma coisa mas substituindo o ‘Kim Jong-Il’ por ‘Deus’. Daí lembrei: no regime comunista não existe liberdade de Credo, há sim é o culto ao Estado e ao “Senhor do Estado”, o general é do tipo “onipresente e onisciente”. Pobres norte-coreanos...

 

 

✠ ✠ ✠

 

 

2 comentários:

Eduardo Elimas disse...

O comunismo continua presente e maltratando muitas pessoas.Essa rflexão so deixa mais claro o que agente tem visto acontecer ou seja o comunismo aparecendo denovo e aos poucos e os brasileiros tem mais é que tomar cuidado porque se a agente não tomar cuidado a Dilma traz o comunismo também pro brasil.Esse autor que eu não sei o nome falou muito bem.

Anônimo disse...

O Brasil venceu derrotou o comunismo