segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sou católico, posso ser maçom?

mm34  
 
Por Prof. Pedro M. da Cruz.
 
 
 
 
 


“Aquilo que devemos procurar e esperar, como os hebreus esperavam o messias, é um Papa segundo os nossos desígnios.”
(Instrução duma Seita secreta anti-católica – 1817)[1]
“Se tivermos o dedo mindinho do sucessor de Pedro implicado na conspiração, este dedo mindinho vale para esta cruzada todos os Urbanos II e todos os São Bernardos da Cristandade.”
(Da mesma Seita anti-católica – 1817)
 
 
Muitos são os motivos de incompatibilidade entre a Igreja Católica e a Maçonaria. D. João Evangelista Martins Terra, S.J., apresentou em seu livro “Maçonaria e Igreja Católica” um resumo de nove razões que comprovam esta assertiva: subjetivismo; relativismo; conceito errôneo de verdade, religião, tolerância e divindade... são algumas delas.
De fato, é impossível que um bispo, um padre, ou mesmo um fiel católico, possa filiar-se a esta sociedade secreta. Afinal, que união haveria entre a luz e as trevas, entre Cristo e Belial? Além do que, é cada vez mais palpável o posicionamento anti-católico da Maçonaria, apesar de camuflado em “abertura ao diálogo” e “espírito de boa vizinhança”:
“...os frutos da seita maçônica são, além de danosos, acerbíssimos. Porque dos certíssimos indícios que antes temos mencionado resulta o último e principal de seus intentos, a saber: o de destruir até aos fundamentos toda ordem religiosa e civil estabelecida pelo cristianismo, levantando à sua maneira outra nova com fundamentos e leis extraídas das entranhas do naturalismo.”[2]
Para tornar ainda mais claro este nosso posicionamento aos leitores deste auspicioso blog, apresentamos abaixo outras informações contidas no livro de Dom João Evangelista. Após o conhecimento de tantas condenações feitas pela Igreja contra este grupo ocultista não restará dúvidas quanto ao caso.
 
Que Maria Santíssima, reerguedora do gênero humano, interceda por todos nós. Amém.
 
A Igreja e a Maçonaria
 

“Desde que se tornou conhecida a maçonaria como associação secreta, que impunha a seus membros o juramento de guardar segredo sobre seus ritos e reuniões, vários governos passaram a proscrevê-la.
A Igreja também, na sua missão de Mãe e Mestra da verdade, teve de intervir. O primeiro documento do Magistério é a Constituição Apostólica In eminenti, de Clemente XII (1730-1740) de 28-04-1738, proibindo os católicos, sob a pena de excomunhão, de participar dessa sociedade secreta, precisamente ‘por estarem seus membros obrigados ao silêncio inviolável sobre tudo o que praticam nas sombras do segredo.’
Bento XIV (1740-1758), no dia 18 de maio de 1751, na Constituição Apostólica Providas, confirma essas disposições.
Pio VII (1800-1823), publicou a constituição Ecclesiam a Jesu Christo (13-9-1821), contra os carbonários. Tal documento é considerado como uma condenação, embora indireta, à maçonaria.
Leão XII (1823-1829) promulgou a Constituição Apostólica Quo graviora (13-3-1825) reiterando as censuras precedentes e acrescentando a condenação de toda sociedade secreta, presente ou futura, cuja finalidade fosse conspirar em detrimento da Igreja e dos poderes do Estado.
Pio IX, na Encíclica Quanta cura (8-12-1864), condena as sociedades secretas, mesmo nos países onde elas são toleradas pela autoridade civil.
Pio IX, na alocução Multiplices inter (25-9-1865), torna a condenar a maçonaria.
Pio IX, com a célebre Constituição Apostolicae sedis (12-10-1869), comina a excomunhão latae sententiae contra todos os que ‘dão seu nome à seita dos maçons ou dos carbonários... e contra quem, de qualquer modo, favoreça tais seitas, inclusive os que não denunciam os ocultos corifeus delas.’
Leão XIII (1878-1903), no seu longo pontificado, tornou públicos 226 documentos para condenar a pôr em guarda o mundo inteiro contra a maçonaria.
Na Encíclica Humanum genus (20-4-1884), Leão XIII condena a maçonaria, aduzindo uma nova razão, isto é, não apenas pelo seu caráter funcional de tramar em segredo contra a ordem religiosa e civil, mas pela própria essência do fundamento naturalista de suas leis.
Nos anos que se seguiram à publicação da Humanum genus, fundaram-se associações e revistas antimaçônicas, multiplicaram-se os estudos destinados a esclarecer a opinião pública, reuniram-se congressos antimaçônicos, entre os quais Trento, em 1869. A todos o Papa fazia chegar sua palavra de estímulo e sua benção.
S. Pio X (1903-1914), na sua Encíclica Vehementer nos (11-2-1906), dirigida ao povo francês, alude às ‘ímpias seitas’ que lutam contra o catolicismo.”[3]
 
“Desmascarar a maçonaria é vencê-la”
(S.S.Leão XIII)
 
✠ ✠ ✠ 
 
Referência Bibliográfica

TERRA, João Evangelista Martins. Maçonaria e Igreja Católica. São Paulo: Editora Santuário, 1996. 110 pgs.

[1] DE MATTEI, Roberto. Pio IX. Trad. Antônio de Azevedo. Porto: Editora Civilização. Pag. 40.
[2] Leão XIII. Humanum Genus.
[3] Conf. Pag. 65-67. Obra citada.

5 comentários:

Rubens Eustáquio disse...

A maçonaria é um grupo filantrópico muito mau interpretado.A Igreja catolica é que deveria rever suas opinioes.

Anônimo disse...

Uma mentira contada muitas vezes toma ares de verdade. Os maçons em sua maioria acreditam em uma mentira. O que é a maçonaria? é o mal, o engano e os mais enganados são os próprios maçons."É para que fossem convincentes ao negar"
O simples fato de ser uma entidade suspeita já faz com que ela seja incompatível com a fé católica.DEUS não pode ter sua definição em um título vago, tendencioso e submetido a comparações ridículas... "grande arquiteto do universo"? o que alguns podem supor disso?

P.L.F. disse...

"anônimo", rezemos a Deus e a Nossa Senhora para que mais pessoas tenham o discernimento que vc manifestou.

Lutemos pela verdade.

Divulgue nosso Blog!

Paulla D. disse...

Olá o anônimo na verdade é uma anônima.Conheço o blog a algum tempo atravéz de uma amiga...
Sempre gosto de ler o que é postado no mesmo e meu coração se alegra por saber que os valentes existem.
Sim que o Céu possa cada dia mais abrir os corações de muitos para a verdade que é CRISTO.
"Imaculado Coração de Maria rogai por nós que recorremos a vós e por todos aqueles que a vós não recorrem principalmente pelos maçons."

P.L.F. disse...

Caríssima Paulla,

Que alegria ao ler sua mensagem.Fique sempre conosco, lutando pela verdade,labutando pela fé.
Nossa Senhora seja seu auxílio e proteção.
Creio que uma forma de livrar os incautos dos perígos advindos das várias sociedades secretas (e são muitas)será conscientizar sobre os muitos perigos de se aproximar de grupos assim, que vivem à sombra do Satanísmo. Ajude-nos a ajudar!
Reze conosco pela vitória de Cristo.

Maris sempre!