sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Catolicismo Versus Espiritismo - segunda parte

Kardec II
 
 
Por Prof. Pedro M. da Cruz
 
“Estai sempre prontos a responder a todos aqueles que pedirem a razão de vossa fé.”
(IPd.3,15)
 
 
O Espiritismo nega radicalmente os fundamentos da Doutrina Cristã. É urgentíssimo que tomemos consciência desta verdade.
Como havíamos prometido, apresentamos abaixo uma lista de antagonismos entre o pensamento espírita e os ensinamentos do catolicismo.
Essas informações foram retiradas dum pequeno livro do Frei Boaventura, O.F.M. Esperamos que sirva positivamente aos amigos e colaboradores deste auspicioso blog.
 
***
 
O católico crê que os livros da Sagrada Escritura foram inspirados por Deus e que, por isso, não podem ter erros em questões de fé e mora; o espírita declara que a Bíblia está cheia de erros e contradições e que nunca foi inspirada por Deus.”
O católico crê que o Papa, sucessor de S. Pedro, é infalível sempre que, com sua suprema autoridade, decide solenemente questões de fé ou moral; o espírita proclama que os papas só espalharam o erro e a incredulidade”.
O católico crê que Jesus instituiu uma Igreja com o fim de continuar através dos séculos Sua obra de santificação dos homens; o espírita declara que até a vinda de Allan Kardec (foto)  a obra de Cristo estava perdida e inutilizada”.
O católico crê que Jesus nos ensinou todas as verdades religiosas necessárias e suficientes para a nossa eterna salvação; o espírita proclama que o Espiritismo é a Terceira Revelação, destinada a retificar e mesmo substituir o Evangelho de Cristo”.
O católico crê que em Deus há uma só natureza e Três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; o espírita nega este augusto e fundamental mistério da Santíssima Trindade.”
O católico crê que Maria Santíssima é Mãe de Deus (isto é, de Cristo que é Deus) e por isso imaculada, sempre virgem e assunta ao céu em corpo e alma; o espírita nega e ridiculariza todos os privilégios da excelsa Mãe de Jesus”.
O católico crê que Jesus Cristo é verdadeiramente o Filho Unigênito de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Deus igual ao Pai e ao Espírito Santo; o espírita nega esta verdade fundamental da fé Cristã e dogmatiza que Cristo era apenas um grande médium, nada mais”.
O católico crê que Cristo veio para salvar e remir a humanidade por sua vida, paixão e morte na cruz; o espírita dogmatiza que Jesus não é nosso Redentor, mas que apenas veio para ensinar algumas verdades e isso mesmo ainda de um modo obscuro e incerto e que cada um precisa de redimir-se a si mesmo.”
O católico crê que o filho de Adão nasce sem os dons da graça com que Deus adornara generosamente a natureza humana, isto é, que nascemos todos com o pecado original; o espírita dogmatiza que Deus assim seria injusto e por isso nega o pecado original.”
O católico crê que é pelo Batismo que o homem deve iniciar sua santificação; o espírita nega que Jesus mandou se batizassem todos os homens para a remissão dos pecados e infusão da vida sobrenatural”.
O católico crê que Jesus está verdadeiramente presente no Pão Eucarístico, para ser o alimento da nossa vida sobrenatural; o espírita ridiculariza a Eucaristia como pura ‘pantomina e palhaçada do Catolicismo’”.
imagesO católico crê que o homem vive uma só vez sobre a terra e que desta única existência depende a vida eterna; o espírita dogmatiza que a gente nasce, vive, morre, renasce e ainda progride continuamente”.
O católico crê que depois da morte o homem deve comparecer perante Deus e prestar contas de sua vida; o espírita dogmatiza que este juízo particular é pura fantasia e imaginação.”
O católico crê na existência de um estado e lugar, chamado Purgatório, onde se purificam as almas dos justos que morreram com pecados leves não arrependidos ou com castigos temporais não satisfeitos; o espírita decreta que este Purgatório não existe, mas foi inventado pela Igreja para ganhar dinheiro.”
Finalmente, o espírita nega não somente a eternidade do inferno e a ressurreição da carne, como também a própria “Parusia (Segunda vinda de Cristo, Nosso Senhor), além de promover a chamada “evocação dos mortos”, prática vivamente condenada pela Sagrada Escritura.
Ó Maria, virgem imaculada, rogai por nós.
 
Bibliografia:
BOAVENTURA, Frei. Por que o Católico não pode ser Espírita. X Edição. Petrópolis: Vozes, 1957. Pg. 8

18 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de lembrar aos irmãos católicos que DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA é crime pela Lei Brasileira, estando o discriminador sujeito à pena de prisão. Favor se atualizar. Não julguem, para não serem julgados. Não meçam o próximo e sua religião pelo própria ignorância, pois assim serão medidos também pelo Pai que tudo vê.
Agradeço a retirada do tópico ou farei a denúncia de abuso junto ao Blogger.
Grata, Lorena

Adriano lauri disse...

Querido confrade em Jesus, sou Espírita, e se por acaso podemos conversar, necessário se faz DESMENTIR algumas citações errôneas que fez e sse Sr. Boaventura, provavelmente por desconhecimento do Espiritismo.
NÃO É VERDADE que o Espiritismo se julgue superior ou a última revelação.
NÃO É VERDADE que repudia que Jesus criou a igreja(...) mesmo por que NÃO o criou, mas sim Constantino, se por igreja quiser dizer Catolicismo.
NÃO É VERDADE o que afirmou sobre MAria, mas sim que se admitirmos Maria como "mãe de Deus" ela é na verdade Deus..... por ser anterior a Ele.
E POR AI VAI.... MENTIRAS E INVERDADES geradas pelo desconhecimento do assunto.
Vou utilizar seu texto em meu blog, e lá cito mais detalhes....
Sinta-se convidado, se a sua postura é a de escalrecimento e não ataque gratuíto.
link: http://espiritualismonovo.blogspot.com/

Sociedade Apostolado disse...

À Sra. Lorena,

O que tu chamas de "discriminação religiosa" nós chamamos de distinção de doutrinas religiosas. O problema é que o sentido do termo "discriminação" que a Sra. quer nos impingir é, ele próprio, discriminatório. Discriminamos sim, para melhor discernir o bem do mal. Tua casa deve ter um dicionário, se atualize lá, veja que existem várias acepções para "discriminação" e depois venha conversar.

Ademais, sinta-se à vontade para nos denunciar. Para poupar-te trabalho na denúncia, todas as postagens sobre espiritismo estão neste link (http://sociedadeapostolado.blogspot.com/search/label/Espiritismo).

Paulo Oliveira (editor).

P. L. F. disse...

Senhora Lorena

Perdoe-me, mas não entendi sua colocação.

Primeiro, porque a senhora "JULGOU" nossa postura como contraria à sua; e olha que havias dito que "JULGAR" seria errôneo.

Segundo, ao que parece,para a senhora, demonstrar uma posição contrária à de outra pessoa seria, automaticamente, discriminação num sentido sempre pejorativo.Mas, uma coisa não implica a outra, pelo menos em certos aspectos.Afinal, discriminar é também: diferenciar, distinguir, separar, estabelecer diferenças, e foi exatamente isto o que fizemos, DISCRIMINAMOS. Não penso, entretanto, que sejamos reprováveis por isso, afinal, até mesmo a senhora nos discriminou apresentando seus pontos de vista.

No mais, obrigado por seu "julgamento" e "discriminação"! Por fim, fique tranqüila, não vamos acusa-la por isso.

P

P.L.F. disse...

Senhor Adriano Lauri

Primeiramente, obrigado por sua participação. Sinta-se sempre bem vindo ao nosso blog.

Porém, uma informação me preocupou: és espírita; pois, que Deus o arranque dessa mentira. Peço à Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa, que possa alcançar do Salvador as graças necessárias à sua conversão.

Depois, temo que o senhor tenha julgado indevidamente o autor sobre o qual te referiste dizendo haver errado "...provavelmente por desconhecimento do Espiritismo." Ele escreveu vários títulos sobre o assunto e tornou-se grandemente respeitado na área.

P.L.F. disse...

Continuemos, porém:

Escreves-te:

"NÃO É VERDADE que o Espiritismo se julgue superior ou a última revelação."

Mas, onde é que afirmamos julgar-se o espiritismo a "última revelação?" Bom, se for a "última" no sentido de que veio depois da penúltima, tudo bem. Pois, de fato, se o espiritismo revelou algo novo para a humanidade foi depois da revelação cristã, pelo menos é o que afirma o kardecismo.

No mais, se o espiritismo não se julga "superior" é porque, provavelmente, atribua esta superioridade a outra revelação, o que duvido muito.

Escreveste também:

"NÃO É VERDADE que repudia que Jesus criou a igreja(...) mesmo por que NÃO o criou, mas sim Constantino, se por igreja quiser dizer Catolicismo."

Ora, então a espiritismo defende uma mentira? digo, aquela de que "jesus cristo criou a Igreja" ? Pois, se o espiritismo não repudia isso é porque tem como verdadeiro.

Pode ser que o senhor não quisesse dizer isso, porém foi o que escreveste.

Mas, caso seja verdade que crês no fato de que o espiritismo aceita Jesus como fundador da Igreja, então, segundo o senhor, o Kardecismo estaria errado e o senhor certo (ao acreditar que, na verdade, teria sido Constantino quem criou a Igreja.) Olhe bem, aqui poderíamos concluir que o senhor possui uma revelação superior (pelo menos neste ponto) ao espiritismo, o que explicaria o fato de haveres dito que o espiritismo não se julgue mesmo superior.

Por fim, escreveste:

"NÃO É VERDADE o que afirmou sobre MAria, mas sim que se admitirmos Maria como "mãe de Deus" ela é na verdade Deus..... por ser anterior a Ele."

Mais uma vez a mesma confusão - acredito - na colocação das coisas:

Estás dizendo que não é verdade o que o autor afirmou sobre o que acredita o espiritismo a respeito de Maria? Mas se não é verdade, por que o senhor afirmou exatamente o que nos predispõe a afirmar o pensamento que o autor coloca na especulação espírita?

Penso que ,mais uma vez, ao escrever confundiste "'fucin' de porco com tomada". Se me permites a brincadeira...

Finalmente,sinto afirmar, mas é exatamente isto: o espiritismo nega sim que Jesus fundou a Igreja Católica, além de nega-la com única Igreja verdadeira.

O espiritismo tem a si mesmo, sim, como a mais perfeita revelação que o mundo jamais possuiu sobre as verdades por ele ensinadas.

E o espiritismo nega, sim, toda a grandeza de Nossa Senhora, e com isso ofende a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima, Mãe de Deus feito homem, e não de Deus em si mesmo (para sua informação).

Fraternalmente,

João Soares disse...

Prezada Lorena,
A senhorita deveria saber que uma coisa é 'discriminação' outra é 'diferenciação'. Você não sabe que existe muita diferença entre cristianismo e espiritísmo? Se não, você está discriminando contra os próprios espíritas com este suposto relativismo, não?
'Discriminação', tal palavra é mais uma que vai sendo usada e xerocada da "verborragia" que adentra nossa sociedade sem seu verdadeiro significado quando devido.
Sra. Lorena, levando em conta o raciocínio, deveria mandar apreender todas as bíblias então, pois são "discriminatórias". Aliás, deveria apreender também todos os livros espíritas que intuem que Jesus Cristo não é Deus Filho mas apenas outro "espirito iluminado", esta afirmação do espiritismo não é uma afronta discriminatória aos Cristãos ou é uma diferenciação?

João Soares disse...

Perminta senhores,

Sr. Adriano, espero de vc um debate sério mas não estou percebendo diante do que escreveu, veja:

"Querido confrade em Jesus, sou Espírita",
AQUI VOCÊ JÁ ENTRA EM CONTRADIÇÃO, NÃO QUE NÃO PODEMOS NOS DIZER IRMÃOS, MAS PORQUE VC AFIRMA "EM JESUS", SE É EM JESUS MESMO, NÃO PODE SER ESPÍRITA E SIM CRISTÃO ASSUMINDO CRISTO COMO SEU ÚNICO SALVADOR, NÃO A SI MESMO COMO SALVAÇÃO PELA "EVOLUÇÃO DE SUA ALMA". DEVERIA ESPERAR A RESSURREIÇÃO E NÃO UMA SUPOSTA REENCARNAÇÃO.

"NÃO É VERDADE que o Espiritismo se julgue superior ou a última revelação."
ENTÃO, O QUE FAZ NO ESPIRITISMO? AFINAL, É OU NÃO A VERDADE? SE SIM, DEVERIA SER SUPERIOR E DEVERIA SER A ULTIMA REVELAÇÃO SIM, SE NÃO, ME PARECE ENTÃO QUE TU CONHECES SUPERFICIALMENTE A DOUTRINA E AUTORES ESPÍRITAS.

"NÃO É VERDADE que repudia que Jesus criou a igreja(...) mesmo por que NÃO o criou, mas sim Constantino, se por igreja quiser dizer Catolicismo."
COMO EU DISSE, QUERIA UM DEBATE SÉRIO. VC SE CONTRADIZ NOVAMENTE POIS VOCÊ MESMO ESTÁ NEGANDO QUE CRISTO CRIOU A IGREJA. NÃO CONHECE NADA DE BÍBLIA, MUITO MENOS DE HISTÓRIA DA IGREJA COM ESTE REPETIDO "XAVÃO" DE CONSTANTINO. SE QUISER DEBATER PATROLOGIA OU PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS...ESTOU DISPONÍVEL

"NÃO É VERDADE o que afirmou sobre MAria, mas sim que se admitirmos Maria como "mãe de Deus" ela é na verdade Deus..... por ser anterior a Ele."
VOCÊ JÁ COLOCA OUTRA HERESIA, SE NÃO SABES... NÓS CRISTÃOS ACREDITAMOS NO DEUS UNO E TRINO. JESUS CRISTO É DEUS FILHO. MARIA É MÃE DE DEUS FILHO, NÃO DE DEUS PAI OU DO ESPÍRITO SANTO. ELA É UMA CRIATURA, A MAIS BEM AVENTURADA DE TODAS, MAS É UMA CRIATURA E NÃO "DEUSA".
SR. ADRIANO, VOCÊ JULGA QUE NÃO TEMOS CONHECIMENTO NO ASSUNTO MAS COLOCA UMAS PÉROLAS DESSAS? POR FAVOR...

SE QUERES USAR ESTE TEXTO PARA SEU BLOG, ME PARECE QUE VOCÊ TEM LIBERDADE PARA ISTO MAS SEJA HONESTO DE INDICAR A FONTE PARA OS DEMAIS VIEREM AQUI TEREM ESCLARECIMENTOS.

"Sinta-se convidado, se a sua postura é a de escalrecimento e não ataque gratuíto."
ESCLARECIMENTO É O QUE DEVE TER SOBRE CRISTIANISMO E IGREJA CATÓLICA, SE JÁ FOI CATÓLICO PROVAVELMENTE FOI SUPERFICIALMENTE. NO MAIS, PARA ESCLARECER SOBRE ESPIRITISMO, LEIA UM BOM LIVRO DE PARAPSICOLOGIA PARA SE DESILUDIR DESTA ERRONEA DOUTRINA.

Pax Domini e um abraço, em Cristo.

João Soares disse...

Sr. Adriano, espero de vc um debate sério mas não estou percebendo diante do que escreveu, veja:

"Querido confrade em Jesus, sou Espírita",
AQUI VOCÊ JÁ ENTRA EM CONTRADIÇÃO, NÃO QUE NÃO PODEMOS NOS DIZER IRMÃOS, MAS PORQUE VC AFIRMA "EM JESUS", SE É EM JESUS MESMO, NÃO PODE SER ESPÍRITA E SIM CRISTÃO ASSUMINDO CRISTO COMO SEU ÚNICO SALVADOR, NÃO A SI MESMO COMO SALVAÇÃO PELA "EVOLUÇÃO DE SUA ALMA". ESPERE A RESSURREIÇÃO E NÃO UMA SUPOSTA REENCARNAÇÃO.

"NÃO É VERDADE que o Espiritismo se julgue superior ou a última revelação."
ENTÃO, O QUE FAZ NO ESPIRITISMO? AFINAL, É OU NÃO A VERDADE? SE SIM, DEVERIA SER SUPERIOR E DEVERIA SER A ULTIMA REVELAÇÃO SIM, SE NÃO, ME PARECE ENTÃO QUE TU CONHECES SUPERFICIALMENTE A DOUTRINA E AUTORES ESPÍRITAS.

"NÃO É VERDADE que repudia que Jesus criou a igreja(...) mesmo por que NÃO o criou, mas sim Constantino, se por igreja quiser dizer Catolicismo."
COMO EU DISSE, QUERIA UM DEBATE SÉRIO. VC SE CONTRADIZ NOVAMENTE POIS VOCÊ MESMO ESTÁ NEGANDO QUE CRISTO CRIOU A IGREJA. NÃO CONHECE NADA DE BÍBLIA, MUITO MENOS DE HISTÓRIA DA IGREJA COM ESTE REPETIDO "XAVÃO" DE CONSTANTINO. SE QUISER DEBATER PATROLOGIA OU PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS...ESTOU DISPONÍVEL

"NÃO É VERDADE o que afirmou sobre MAria, mas sim que se admitirmos Maria como "mãe de Deus" ela é na verdade Deus..... por ser anterior a Ele."
VOCÊ JÁ COLOCA OUTRA HERESIA, SE NÃO SABES... NÓS CRISTÃOS ACREDITAMOS NO DEUS UNO E TRINO. JESUS CRISTO É DEUS FILHO. MARIA É MÃE DE DEUS FILHO, NÃO DE DEUSP PAI OU DO ESPÍRITO SANTO. UMA CRIATURA, A MAIS BEM AVENTURADA DE TODAS, MAS É UMA CRIATURA E NÃO "DEUSA".
SR. ADRIANO, VOCÊ JULGA QUE NÃO TEMOS CONHECIMENTO NO ASSUNTO MAS COLOCA UMAS PÉROLAS DESSAS? POR FAVOR...

SE QUERES USAR ESTE TEXTO PARA SEU BLOG, ME PARECE QUE VOCÊ TEM LIBERDADE PARA ISTO MAS SEJA HONESTO DE INDICAR A FONTE PARA OS DEMAIS VIEREM AQUI TEREM ESCLARECIMENTOS.

"Sinta-se convidado, se a sua postura é a de escalrecimento e não ataque gratuíto."
ESCLARECIMENTO É O QUE DEVE TER SOBRE CRISTIANISMO E IGREJA CATÓLICA, SE JÁ FOI CATÓLICO PROVAVELMENTE FOI SUPERFICIALMENTE. NO MAIS, PARA ESCLARECER SOBRE ESPIRITISMO, LEIA UM BOM LIVRO DE PARAPSICOLOGIA PARA SE DESILUDIR DESTA ERRONEA DOUTRINA.

Pax Domini e um abraço, em Cristo!

João Soares disse...

Senhores, me permita...

Sr. Adriano, espero de vc um debate sério mas não estou percebendo diante do que escreveu, veja:

"Querido confrade em Jesus, sou Espírita",
AQUI VOCÊ JÁ ENTRA EM CONTRADIÇÃO, NÃO QUE NÃO PODEMOS NOS DIZER IRMÃOS, MAS PORQUE VC AFIRMA "EM JESUS", SE É EM JESUS MESMO, NÃO PODE SER ESPÍRITA E SIM CRISTÃO ASSUMINDO CRISTO COMO SEU ÚNICO SALVADOR, NÃO A SI MESMO COMO SALVAÇÃO PELA "EVOLUÇÃO DE SUA ALMA".

"NÃO É VERDADE que o Espiritismo se julgue superior ou a última revelação."
ENTÃO, O QUE FAZ NO ESPIRITISMO? AFINAL, É OU NÃO A VERDADE? SE SIM, DEVERIA SER SUPERIOR E DEVERIA SER A ULTIMA REVELAÇÃO SIM, SE NÃO, ME PARECE ENTÃO QUE TU CONHECES SUPERFICIALMENTE A DOUTRINA E AUTORES ESPÍRITAS.

"NÃO É VERDADE que repudia que Jesus criou a igreja(...) mesmo por que NÃO o criou, mas sim Constantino, se por igreja quiser dizer Catolicismo."
COMO EU DISSE, QUERIA UM DEBATE SÉRIO. VC SE CONTRADIZ NOVAMENTE POIS VOCÊ MESMO ESTÁ NEGANDO QUE CRISTO CRIOU A IGREJA. NÃO CONHECE NADA DE BÍBLIA, MUITO MENOS DE HISTÓRIA DA IGREJA COM ESTE REPETIDO "XAVÃO" DE CONSTANTINO. SE QUISER DEBATER PATROLOGIA OU PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS...ESTOU DISPONÍVEL

João Soares disse...

continuando...

"NÃO É VERDADE o que afirmou sobre MAria, mas sim que se admitirmos Maria como "mãe de Deus" ela é na verdade Deus..... por ser anterior a Ele."
VOCÊ JÁ COLOCA OUTRA HERESIA, SE NÃO SABES... NÓS CRISTÃOS ACREDITAMOS NO DEUS UNO E TRINO. JESUS CRISTO É DEUS FILHO. MARIA É MÃE DE DEUS FILHO, NÃO DE DEUSP PAI OU DO ESPÍRITO SANTO. UMA CRIATURA, A MAIS BEM AVENTURADA DE TODAS, MAS É UMA CRIATURA E NÃO "DEUSA".
SR. ADRIANO, VOCÊ JULGA QUE NÃO TEMOS CONHECIMENTO NO ASSUNTO MAS COLOCA UMAS PÉROLAS DESSAS? POR FAVOR...

SE QUERES USAR ESTE TEXTO PARA SEU BLOG, ME PARECE QUE VOCÊ TEM LIBERDADE PARA ISTO MAS SEJA HONESTO DE INDICAR A FONTE PARA OS DEMAIS VIEREM AQUI TEREM ESCLARECIMENTOS.

"Sinta-se convidado, se a sua postura é a de escalrecimento e não ataque gratuíto."
ESCLARECIMENTO É O QUE DEVE TER SOBRE CRISTIANISMO E IGREJA CATÓLICA, SE JÁ FOI CATÓLICO PROVAVELMENTE FOI SUPERFICIALMENTE. NO MAIS, PARA ESCLARECER SOBRE ESPIRITISMO, LEIA UM BOM LIVRO DE PARAPSICOLOGIA PARA SE DESILUDIR DESTA ERRONEA DOUTRINA.

Pax Domini e um abraço, em Cristo!

Manoel Ribeiro Neves disse...

Entreguem, por favor, este presente para o Adriano Lauri:

"A Revelação Espírita
Artigo publicado na Revista Internacional de Espiritismo - Junho de 1926:

A Revelação Espírita é o maior acontecimento que a história marcará com letras para o nosso mundo. De fato, ela é a Revelação das revelações: em sua pujante manifestação, explica, esclarece, anuncia de uma maneira inteligente e racional todas as revelações do futuro. Por isso, com justa razão, o grande filósofo brasileiro disse que o Espiritismo abrange o ciclo das evoluções do Espírito, ab initio ad eternum, do inicio ao infinito."

Acho que o espírita Adriano não tem lido o que o espiritismo fala sobre si mesmo.

Cont. disse...

Continuando:

Sobre isso fala Kardec a respeito desse caráter de superioridade que, apesar de evolutivo, preservaria sempre a superioridade do espiritismo:"Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará." [A Gênese - cap I ,it 55]

Se ele jamais será ultrapassado é porque será superior sempre.


Isso, claro, na cabeça dos espiritas.Eu mesmo sou Catolico.

Anônimo disse...

Voces são ultraconservadores, cegos e intolerantes.Tomara que vcs abram a cabeça.

ViCkNeWs disse...

nao concordo com nada do que esta no texto. considero-me catolica e espirita ao mesmo tempo SIM e julgo que as religioes deveriam parar de " brigar" entre si. Nao existe certo e errado e sim o que nos faz bem e nos traz conforto e eu encontro conforto tanto na igreja catolica quanto no centro espirita. Estou errada???
me sinto bem na igreja catolica, amo santo antonio, mas encontro muito conforto e respostas no espiritismo. creio na reencarnacao, me sinto bem nos dois ambientes, mas nao sou radical em nen˙um deles
devemos seguir nossos coracoes e naonos limitarmos aos rotulos.
devemos fazer o bem, sermos gratas e buscarmos a felicidade onde quer que ela esteja
Fiquem todos com Deus !

Paulo disse...

VickNews

A senhora é um exemplo de relativismo. Cuidado.

Carla... disse...

"Não importa qual seja a sua religião, se ela te torna uma pessoa melhor"...

A Doutrina Espírita respeita todas as religiões, esclarecendo que todos somos irmãos, filhos do mesmo Deus Pai, independente da crença que escolhemos.
Como espíritas não rotulamos nenhum segmento religioso e esclarecemos que a Doutrina codificada por Allan Kardec não é coisa do demônio. Ao contrário, ela possui como alicerce os ensinamentos morais do Cristo e seus adeptos procuram viver os preceitos de Jesus em sua máxima: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Cremos que Fora da caridade não há salvação (salvação no sentido de evolução, rumo à perfeição relativa) e que devemos fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem.
Os Espíritas devemos nos esforçar para evoluirmos moralmente, através da prática do amor fraterno, da caridade, solidariedade, perdão e superação de nossas mazelas morais.
Assim, como rotular de “coisa do demônio” uma Doutrina que prega a paz, o perdão, o amor? Lembremos o Mestre Jesus: “Pelos frutos conheceis a árvore”.
Os Grupos Espíritas são núcleos de estudo e oração; escolas de formação espiritual e moral; postos de atendimento a todos que procuram orientação, esclarecimento, auxílio ou consolação; oficinas, onde se exercita a caridade e se estuda o Evangelho de Jesus; recanto de paz, proporcionando aos seus frequentadores refazimento espiritual e união fraternal, através da prática do amai-vos uns aos outros.
Alguns cultos e religiões se autodenominam Espiritismo quando na verdade não o são. O Espiritismo não adota a queima de velas e incensos; não realiza “trabalhos” ou magias; não cultua imagens, santos, estátuas; não realiza oferendas e não tem rituais.
A Doutrina Espírita é religião, filosofia e ciência e se fundamenta nos ensinos morais do Cristo e nas cinco obras básicas codificadas por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
Não devemos manifestar opinião sobre algo que não conhecemos ou não entendemos. Todas as religiões sérias conduzem a Deus. Respeitemo-nos mutuamente, praticando a fraternidade e o amor universal, como filhos de Deus que todos somos.

“Se eu não tivesse encontrado Jesus no Espiritismo, eu não teria ficado...”
Chico Xavier

João Gustavo GOCS disse...

Está ai muito bem representado o mel venenoso que se encontra noespiritismo. Falam de amor, caridade, fraternidade, mas se esquecem que Cristo fundou uma única igreja sobre pedro e que a própria biblia profetizou que surgiriam seitas demoniacas que enganariam a muitos como é o caso do espiritiamo e do protestantísmo.

Escuta Carla, o amor de que vc falou, a caridade de que vc falou e etc etc etc também são pregados pelo busdismo, pelo hinduísmo , pelos hare kristnas e etc... o ponto não é esse, o ponto é que jesus só fundou uma igreja e se ela não fosse importante ele não teria fundado ela.

acho que vc carla presisa estudar mais e perceber que o sentuimentalismo que vc escreveu, se nãoacompanhado do "estar na única igreja fundada por Jesus" é puro sentimentalismo.

falei.