terça-feira, 19 de março de 2013

O Papa e a Missa Tradicional em Rito Latino - Vortex


Michael Voris em seu programa no início de março,  no período sedevacante, (ou seja, antes do conclave que elegeu S. S. Papa Francisco), conta sobre a Missa Tridentina no mundo após o Motu Próprio Summorum Pontificum de S. S. Papa Bento XVI e o desafio de continuação deste trabalho pelo próximo Papa

Segue a tradução do vídeo feita por nosso confrade Lucas Silva e em seguida breves comentários por João S. de O. Jr.



Olá a todos e bem-vindos ao The Vortex, onde mentiras e falsidades são detectadas exposta. Eu sou Michael Voris e venho a você de dentro da esplendida Igreja de Santo Estevão em Cleveland, Ohio, logo após a missa domingo 09:30.

Quando o novo Papa assumir o controle da Igreja muitos estarão olhando de perto para ver quais serão suas relações com o público da Missa Tradicional em latim.

Bento XVI foi extremamente acolhedor e incentivador a este grupo de fiéis católicos e realmente abriu o caminho para que eles começarem a se expandir e eles se expandiram muito.

Apenas em minhas viagens por todo o mundo... tenho ouvido, visto ou participado do rito antigo em quase todo lugar que tenho chegado.

E uma coisa que tenho notado é o número de jovens. Na Austrália .. jovens. Nas Filipinas ... muitos jovens, a partir dos servos aos padres... rostos jovens em todos os lugares.

Em Lagos, Nigéria... sob um telhado de palha... jovens e famílias jovens em procissão para receber a Sagrada Comunhão de joelhos. Mesmo em Detroit Michigan .. considerado por alguns como o epicentro do “terremoto” modernista que atingiu a Igreja na América na década de 1970... e onde considerável dano ainda é dolorosamente evidente, a Missa antiga em uma noite de sexta-feira patrocinada pelo grupo Juventutum... Latin para os jovens com mais de uma centena de participantes.

Washington DC outra Missa no rito antigo a com grande números de... a você adivinhou jovens participantes. De fato, muitos em pé e lotado a ponto de transbordar.
No norte da Itália .. nos montes alpinos ... o rito antigo novamente.
Londres, Inglaterra, também tem uma comunidade próspera da Missa Latina salpicado com rostos jovens, como foi destacada pela imprensa secular lá e foi objecto de um relatório recente do Vortex.

E aqui em Cleveland, Ohio, bem na paróquia de Santo Estêvão, como vimos esta manhã, quando assistimos à missa com a congregação local. Jovens adultos, rostos jovens, jovens famílias com muitos filhos. Fiéis católicos que, em muitos casos passam despercebidos pelo grande número de católicos que não sabem quase nada sobre a Missa em latim ou o número crescente de adeptos.
É muito claro olhando para as paróquias que celebram no Rito Tridentino, os padres são muito fiéis à doutrina da Igreja sobre a contracepção... há crianças em todos os lugares.
E então o que estamos presenciando é o início de uma mudança demográfica no mundo católico .. em todo o mundo. Raramente ou nunca você vai ouvir sobre o desaparecimento de uma Comunidade ou paróquia que celebra a Missa em Latim.

Esse fato é totalmente diferente ao que acontece nas paróquias e comunidades com tendências progressistas e que não celebram a Missa Tridentina e que fecham sua portas devido a perda de fiéis.
Onde a Igreja é chamada de moderna o tempo provou que acaba levando a Igreja a um espírito contrário ao verdadeiro e que causa um fracasso. A Igreja nascente da Tradição está se transformando em um história de sucesso gigantesco... em todos os lugares.

Até dois anos atrás era difícil de acreditar que um prelado em Roma foi solicitado a dizer que em 50 anos, não haverá mais o Rito da Novo da Missa... a Missa comum em toda a vasta maioria do mundo católico hoje. Hoje pode-se dizer isso com mais calma sinal de que os tempos ruins estão indo embora.

Todo este crescimento enorme no campo da tradição que aconteceu através de uma forte oposição de dentro da igreja... mesmo entre os numerosos bispos... e que esta oposição foi pega de surpresa com um golpe fatal desferido pelo Papa.

Apesar de todas as adversidades e elas têm sido às vezes violentas... A tradição está provando a ser a novidade .. ou a nova idade .. dependendo do seu ponto de vista.

grupos crescentes de comunidades religiosas centradas na devoção, espiritualidade e liturgia tradicionais. Da Fraternidade São Pedro... o FSSP, ao do Instituto de Cristo Rei, apoiado fortemente por Sua Eminência o Cardeal Raymond Burke... estas comunidades estão se tornando mais e mais a modelo para outras.
Cardeal Zen, perseguido pelo Governo Chinês, celebrando a Missa Tridentina na China
Mas nem tudo são rosas. Há forças na Igreja que desprezam a Missa em Latim  por causa da teologia que lhe está incutida. Uma teologia de sacrifício, apresentado como um esforço masculino alimentando uma Igreja militante dedicado a evangelizar o mundo com uma autêntica fé... sair e voltar a fazer proselitismo de um novo mundo pagão.
A grande batalha e talvez a decisiva será entre a igreja, ainda em grande parte modernista e a Igreja da Tradição, em crescimento, mas ainda pequena,  poderá muito bem acontecer no pontificado do próximo Papa.
Forças políticas e culturais de fora da Igreja estão rapidamente forçando um confronto com a Igreja e as tropas de choque para esta guerra que serão as forças tradicionalistas. É o tradicionalista de espírito católicos que são, geralmente, mais dedicada à fé em sua expressão autêntica e mais sério sobre sua defesa.

Uma olhada curta sobre praticamente qualquer site de mídia social, verá que lidar com a fé em um militante espírito revelará que há discussões sérias e delicadas nesses sites.
A pergunta e a esperança para o movimento tradicionalista é a vontade que eles têm como um grupo aliado no novo Papa, como fizeram com o Papa emérito. Dada a trajetória de assuntos no Igreja nos dias de hoje .. é uma aposta segura que o novo papa irá compreender que o futuro deve ser ainda mais firmemente enraizada no passado.


Observações: (por João S. de O. Jr)

O conclave terminou, o Papa eleito foi o cardeal Mario Jorge Bergóglio. O que podemos dizer até o momento a relação do atual Papa Francisco com a Missa Tridentina?

Ao que tudo indique, não seria animador, partindo do raciocínio humano. Não seremos taxativos e nem temos a "bola de Cristal" para isto, mas é bom fazermos colocações realistas:

-Evidente que no colégio de cardeais há pouquíssimos liturgistas como Bento XVI, que fez parte do movimento litúrgico e fizera um grande trabalho em seu pontificado neste aspecto.

- Já Bergóglio, enquanto cardeal, não fora dos mais icentivadores da Missa Tridentina, há fontes que nos deduzem que até sufocou a aplicação do Summorum Pontificum na sua arquidiocese em Buenos Aires. Outras (com fotos e vídeos) mostram o então cardeal em algumas Celebrações nada decorosas do ponto de vista da sacralidade que merece ser celebrado o Sacrifício de Nosso Senhor. 

- O Salve a Liturgia mostrou um vídeo do então cardeal em um programa católico falando sobre a importância da comunhão. Mostrando que é um homem que incentiva a comunhão diária como um grande alimento e paliativo do que o Católico viverá no céu, positivo. Mas não muito próximo de dar ênfase na Santa Missa  como sacrifício incruento. 

- Outro indicativo que podemos observar é que a preferência  do atual papa é por Paramentos mais simples, embora dignos, para as celebrações. 

- Surgira fofocas também de que o atual Papa dispensara, de modo nada caridoso, o cerimonial de Roma, Guido Marine, (responsável na cúria pela reconstrução litúrgica de Bento XVI). Notícia esta não confirmada e com tom de oportunismo sedevacantista até porque este último estará cuidando da primeira Missa  de inauguração do Pontificado no dia 19 de março, solenidade de São José. Mas, já sabemos que será um rito mais simplificado e sem o latim, apenas o grego e línguas vernáculas.
Papa Francisco e Guido Marine na Misa de Domingo
-Aguardemos os próximos dias. Ainda teremos nomeações para as congregações, a comissões como a Eclesiae Dei (se continuará ou não a existir). Esperemos pacientes mas com a confiança no Senhor que tem seus desígnios que não são os nossos.

Então, estamos jogando um balde de água fria naqueles que desejam e promovem a Santa Missa na sua forma tradicional? Não.

Apenas destacando a realidade, que existe um Papa, legítimo, que tem tendências não tão ortodoxas na lex orandi e, como tem pedido, necessita de muita oração e sacrifício por parte dos seus fiéis para guiar a Igreja de Cristo. 

Deus costuma nos surpreender , sem nos esquecermos da Graça de Estado que o Senhor dá a quem está no trono Petrino. Se não for por um Papa que ajudará na promoção da Santa Missa Tridentina, que seja por um que, não tendo afinidade e mesmo antipatia, acabe por isso a desperta nos fiéis, que já conhecem o Rito, um maior amor e empenho neste apostolado pela Santa Missa Tradicional e Liturgia bem celebradas.
Santa Missa Tridentina na África
Outro fato que gostaria de destacar: Como bem visto no vídeo, o amor pela Missa Tradicional não tem fronteira regional, cultural, social, racial ou seja o que for. Um rito antiquíssimo mas que desperta sobretudo a fé dos jovens; sejam eles pobres ou ricos, mas que buscam a maior riqueza nesta Terra que é o Santo Sacrifício de Cristo. Certamente, é a riqueza que a Igreja, pobre por seus membros, mas rica por carregar o maior dos tesouros, possa  dar aos seus pobres fiéis.

Rezemos pelo Papa, com ardor e respeito filial. Querido ou não pelos tradicionalistas, foi o que Cristo concedeu a sua Santa Igreja neste tempo, amemos-o como o filho que ama a um Pai, ainda que não concorde com todas as atitudes deste.

Salve Maria Santíssima! 

4 comentários:

Anônimo disse...

Woah! I’m really loving the template/theme with this site.
It’s simple, yet effective.

Also visit my weblog society24.eu :: girlswithblank.com :
:

Anônimo disse...

Hello, yes this post is really good and I have learned lot of things from it about blogging.
thanks.

my blog post education online []

Anônimo disse...

It's remarkable for me to have a web page, which is beneficial designed for my knowledge. thanks admin

my web page; professional photographer for wedding

Anônimo disse...

This design is steller! You most certainly know how to keep a reader amused.
Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost.
..HaHa!) Excellent job. I really loved what you had to say, and more than
that, how you presented it. Too cool!

Feel free to surf to my blog post; human-hair-extension.
fashionarticles.eu :: http://www.tikzn.co.za/
::