sexta-feira, 12 de abril de 2013

A JMJ-2013 e os sinais de Deus

Por J. S. de O. Junior



"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem." (são João 10,27)


Um fato inusitado mas que não pode passar despercebido aos olhos das almas vigilantes.
No dia 07 de abril de 2012, no fim da tarde da ilustre cidade de Montes Claros - MG, o palco em que ocorreria os shows dos cantores Michel Teló e Cláudia Leitte desabou, cancelando o que seria o evento "Folia Sertaneja". Isto em pleno Sábado de Aleluia. Notícia aqui.

Palco caído no Parque de Exposições João Alencar Athayde, 07/02/2012.
Castigo? Murmuravam alguns nas redes sociais... Mas diria que não, não foi castigo, foi uma benção! Benção porque a tempestade ocorreu horas antes do evento começar e ninguém ficou ferido. Benção porque muitos jovens da referida cidade viram como um sinal, relembraram que era importante estar na Missa de Vigília Pascal e não irem a um show secular logo no dia que toda a Igreja se coloca de guarda. De fato, a vigília por excelência, aguardar a ressurreição do Senhor. 



Voltando para esta semana, a exatos um ano depois do ocorrido, outra notícia e que deixara muitos revoltados, outros, nem tanto. Vazou a informação que na programação dos grandes shows a acontecerem na programação da Jornada Mundial da Juventude, JMJ-2013 no Rio de Janeiro, terá artista seculares e milionários como Ivete Sangalo e Michel Teló, graças a negociação ($$$) de outro patrocínio. A reação de espanto dos internautas fizera a Organização pronunciar oficialmente que os shows não estariam confirmados, mas também não foram negados ou excluídos, um desmentir sem desmentir. Certamente, se não fora a reação das redes, já estariam confirmados na agenda, mas continua a situação de embaraço para a Organização da JMJ-2013. Mais detalhes, aqui.

Ivete Sangalo supostamente "possuída" em um show
 Michel Teló com o hit "Ai se eu te pego".
Pergunta-se, e agora? Bem, houve e há reações diversas, que dão um panorama do pensamento de muitos católicos:


1- Indiferente, "após o CVII a Igreja passou a ser acolhedora tendo "diálogo" com o mundo moderno, sem excluir ninguém pois Deus ama a todos", comentários assim se vê aos montes, e principalmente de religiosos.


Não há muito o que se esperar da parte do clero que abraça a secularização, confundindo veneno com água e não diferenciando mais certo e errado, bom e ruim, bem e mal. Uma prática do Relativismo moral. Este caso dos shows profanos num grande evento católico que é a JMJ-2013 é como o que ocorre nas barraquinhas das paróquias, onde, o deixar tocar qualquer música profana pode ser mais rentável ($$$) nas noites de festas paroquiais, fato que se torna mais importante que a edificação e salvação das almas. Senhor, Miseri nobis.


2 - Outros reagiram mais contra quem protestou, achando mais que seria um "ataque" dos tradicionalistas a JMJ e que estes deveriam mais é rezar para tudo dar certo. Ora, há católicos que estão tão acostumados com o irenismo, romantização da vida cristã, que até a defesa das coisas da Igreja é vista como ataque contra ela.

Evidente, a JMJ-2013, por estar em um contexto de crise pós-conciliar de secularização, não está isenta de imperfeições, ao contrário, nem tudo são flores como costuma desenhar quem não tem a visão mais panorâmica de ideal católico. Evidente também que o evento é mais afim com os movimentos carismáticos e certamente estes são, ou deveriam ser, os principais interessados no zelo do mesmo. Mas nem por isso deve se deixar de desejar que ocorra nos máximos parâmetros de promoção da salvação das almas do rebanho, ainda que disperso.

3 - Claro, a reação mais coerente para um católico, indignação. Pois há quem sabe distinguir que, uma coisa é música secular, outra é musicas seculares maliciosas, que infestam as rádios e fazem um mal, ainda que indireto, a muitos jovens. E que, uma Organização da JMJ preferir a estas últimas uma vez que há tantas bandas católicas de estilos para todos os gostos, é o fim da picada. 
Quem quiser enviar sua reclamação a Organização Oficial da JMJ2012, o e-mail é: contat@rio2013.com ou também vá na página do facebok.

Para concluir
Deus deixa seus sinais, cabe a nós percebermos e seguirmos. A Jornada, tão esperada, promete... mas será para o bem ou para o mal? Certamente, poderá fazer um Bem a muitos, mas tantos outros, não perderão, nada, se ficarem em casa e fizerem o essencial, adorar a Cristo no Santíssimo Sacramento e rezarem o santo Terço. Do julgamento de fatores amplos e complexos, cabe ao Senhor, o certo é que: com as coisas de Deus, não se brinca. 
E quanto a nós, com reação a fatos pontuais, cabe a cada um fazer o que está ao seu alcance, seremos cobrados por isto. 

Os montesclarenses, de certo modo, receberam um sinal no sábado da aleluia de 2012, que tirem proveito dele.

Virgem Santíssima, rogais por nós.

4 comentários:

Anônimo disse...

Há um sinal de Deus nestes acontecimentos todos. O Altíssimo, que tudo sonda, oferta sempre algum retorno à humanidade pecadora. Este fato ocorrido em Montes Claros é prova de que o Pai não é indiferente à infidelidade das criaturas que deveriam louvá-lo. Oxalá aprendamos a anunciar o "Reino", renunciar à vida fácil do mundo e denunciar suas estruturas de morte. Venha a nós o Reino de Deus.

Maria Sempre!

R. G. S

Anônimo disse...

vcs são muito radicais e se pensar assim é certo então Deus não é mais amor.Repensem a opinião de vcs.

J. S. de O. Junior disse...

Caro Anônimo de 25 de abril de 2013 11:02

Radicais? O que me diz do ato de Cristo na Cruz? Não fora radical para ti?

"então Deus não é mais amor."?
Meu caro, o que é "amor" para ti, você daria qualquer coisa para seu filho beber pois afinal, você não os ama?
Ainda falando de 'Amor', já fixou seu olhar no Crucificado? Prezado, não sei o que entendes por "radical", nem por "amor"... mas quem amou radicalmente foi Cristo, pela sua Santa Cruz.
Hoje em dia, buscamos dar as mãos ao mundo a qualquer custo mas não fora Cristo que dissera que o príncipe deste mundo é o Diabo?
Se preza por amor, sabe então que quem amou de fato nos pede para abraçarmos a cruz e segui-lo, e que quem olha para trás não é digno dEle.

Você deveria repensar seu conhecimento sobre "amor".

Mas obrigado, suas palavras foram como elogios. Estamos muito aquém do que devemos ser, mas sabemos o que queremos e o que não queremos.

Se quer saber, ouço músicas seculares, mas sei o que é cabível a isto ou aquilo. Neste mundo moderno, muitos que se dizem cristãos já não sabem mais se bebem, água ou veneno, virou um tanto faz.

Rezarei uma Ave-Maria por ti.
Volte sempre e que Maria Santíssima te ilumine.

João S. de O. Jr.

thiago disse...

Estou de acordo com vc João S.deO.Jr seu posição é mehor qur a de muitops que pregam por ai e são hipocritas.