domingo, 11 de janeiro de 2009

Deus Pai fala à Santa Catarina - A Divina Providência

Lírio, o qual mandou Jesus que reparássemos (Mt 6, 28-34), de modo a nos convencermos de que o Pai sempre cuida de nós


Desde o início do mundo até agora minha providência cuida e continuará a cuidar das necessidades e salvação dos homens. Realiza tal obra por formas diversas, conforme parecer melhor a mim, médico verdadeiro e justo, ante vossas enfermidades. Umas vezes restituo a saúde, outras vezes apenas a conservo. Para quem a acolhe, minha providência jamais faltará. Experimentá-la-ão aqueles que realmente nela confiarem, sem ficar só em palavras; como aqueles que imploram e clamam com amor, com fé, e não apenas dizendo “Senhor, Senhor” (Mt 7, 21). Não reconheço os que me imploram sem a prática das virtudes, sem a vivência da justiça. Eu te garanto: jamais faltará minha providência para quem nela espera. Somente estará ausente para os que desesperam ou confiam em si mesmos. (...)

A esperança humana é mais ou menos perfeita conforme o amor da pessoa; será igualmente nessa medida que cada um terá a experiência da minha providência. Aqueles que me servem e só em mim confiam, experimentá-la-ão mais profundamente do que as almas cuja esperança se fundamenta em interesses e compensações. (...)

Como podem achar que eu, bondade suprema, lhes deseje o mal nos pequenos acontecimentos da vida, sabendo – através dos grandes acontecimentos (a Criação e a Redenção) – que somente desejo sua santificação?

De todas as coisas cuida minha providência, desde as menores até as maiores. É a providência geral, em favor de todos aqueles que a aceitam. Aos homens, em particular, ajo conforme quero: acontecerá a vida ou a morte, a fome ou a sede, mudanças de posição social, nudez e calor,injúrias, caçoadas e traições. Permito que as pessoas digam e façam tudo isso (...) Permito o mal a fim de que o ofendido prove a sua paciência ou a adquira. (...) Os seguidores do mundo se admirarão, acharão injusto que um inocente morra na água, no fogo, devorado pelas feras ou sob os escombros de uma casa. Tais acontecimentos parecerão estranhos a quem os olha fora da fé. O fiel, que experimentou minha providência (...), não pensará assim. Ele sabe que tudo faço com providência, com a única finalidade de salvar os homens; tudo olha com respeito, não se escandaliza por alguma intervenção minha a seu respeito ou a respeito dos outros; tudo supera com paciência.

Minha ação providencial está presente em todos os seres; todos eles lhe são submissos. Pessoas há que consideram o granizo como uma crueldade, assim como as tempestades, os raios, quando os deixo cair sobre o corpo de alguém e dizem que não providenciei pela incolumidade da pessoa. Embora tais pessoas julguem o contrário, o que realizo em tais casos é livras alguém da morte eterna.

____________________________________________

Fonte: Santa Catarina de Sena, livro "O Diálogo", p. 304-307.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo!!!!!!!

Pax Domini!!

Anônimo disse...

Experimento a Divina Providência em vários aspectos da minha vida e confesso que somente com os olhos da fé podemos experimentar tamanha graça. Quantas vezes somos tentados a dizer: "Senhor, Senhor, pq me abandonastes!", sentimento humano vivido pelo próprio Cristo que em td se assemelhou a nós, exceto no pecado.
Que essa CERTEZA do céu nos console e modele, de modo a aceitarmos sempre e em td o querer de DEUS em detrimento da nossa própria vontade. Ele nos garante: "Jamais faltará minha providência para quem nela espera. Somente estará ausente para os que desesperam ou confiam em si mesmos."
Abraço...

Sarah.