segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Heresias

image

VI

Do mesmo Tomás Moro

Censurando o mesmo Tomás Moro as diversas e encontradas seitas e doutrinas dos hereges, dizia: Hoje quero saber dêstes homens a verdade: é o mesmo que se algum caminhante perguntasse pela estrada que deve tomar a uns ociosos pícaros, que estão em roda conversando, e cada um dêles, voltando as constas para dentro, apontasse com o dedo para fora, dizendo: Vá Vossa Mercê por aqui, que vai direito.

ANOTAÇÃO

Santo Agostinho diz que desde os apóstolos até o seu tempo se contavam já noventa seitas heréticas (1). Desde então até a prevaricação de Lutero e Calvino, romperam outras noventa. Nicolau Sandero conta até o ano de 1500 cento e oitenta e uma heresias. Hossio, Lindono e Pratéolo já até o ano de 1616 contam duzentas e setenta seitas diversas, que procederam de Lutero e Calvino, com que podemos dizer aquilo de Santo Hilário: Tot existere fides quot voluntates: Que há entre os homens tantas fés quanto quereres - e aplicar também aquêle verso do Salmo 106: Effusa est contentio supor principes, et errare fecit eos in invios, et non in via (2). - Isto é: Multiplicou-se a oposição e diferença entre os seus príncipes, mestres ou cabeças, e enganaram o povo com os seus descaminhos - apartando-o do caminho, que é Cristo. - Profecto - expõe São Gregório - plebes subditas non in eam viam, quae Christus est, sed in invium trahunt: super quos recte effusa contentio dicitur, quia suis sibi vicissim allegationibus contradicunt (3). - Rabi Salomão, hebreu, disse que o gigante Golias fôra filho de cem homens e um cão. É delírio semelhante às outras fábulas dos rabinos, para significar o vasto da sua corpulência e o intrépido da sua ousadia; mas o que se pode dizer com verdade é que a heresia dos nossos tempos é filha de mais de cem heresiarcas e do diabo, porque de todos participa alguma coisa; porém, sai a pedra da funda de Davi, isto é, Pedro constituído pela mão de Cristo, pedra primária do edifício místico da Igreja, a qual vence e prostra êste soberbíssimo monstro de monstros, e nesta pedra se funda a verdadeira Igreja, que é uma só, e tem uma só fé, que tiveram os apóstolos, e um só mestre, que é o Espírito Santo. Elegante ritmo de sete anagramas a êste intento traz Oven; note-se a circunstância de que, sendo êle herege, ficava fora da união, que aqui louva, pegado ao barro, que aqui vitupera.

CERTA fides nos unico

ARCTE conectit vinculo:

CRETA non est, quae fictilis

CARET firma compagine,

CREAT qui vires spiritus

RECTA sugillans dogmate

ARCET a membris schismata (4).

Notas:

(1) Floresceu êste santo doutor no IV século.

(2) Assim lêem êste verso Arnóbio, Cassiodoro, Haymon, Hugo Lombardo, Richélio, Ludolfo e São Gregório.

(3) Na verdade, conduzem os povos que lhes são submissos, não aos caminhos de Cristo, mas aos descaminhos, e por isso se diz com muita propriedade que sôbre êles caiu o desprêzo, porque com seus pareceres contradizem-se mùtuamente (Lib. 19 in Job, c. 11, vel 14).

(4) A verdadeira fé nos une por laço estreito. Não é argila maleável, que carece de unidade sólida. A fé dá origem às fôrças do espírito, inspira os dogmas sagrados, e mantém seus adeptos afastados do cisma.

***

Fonte:

NOVA FLORESTA -Continuação do Tomo V (Padre Manuel Bernardes); H - Título I - Heresias, Hereges, Apóstatas -Capítulo VI - Do mesmo Tomás Moro, páginas: 61 - 63.

Nenhum comentário: