quarta-feira, 21 de abril de 2010

Algo sobre os escândalos de pedofilia e a perseguição ao Papa

Por João S. de Oliveira Júnior

 

imageÉ uma vergonha para todo cristão, católico ou não, os escândalos de abusos de pedofilia ou efebofilia, sejam por padres ou pastores. Contudo, vale ressaltar que proporcionalmente são poucos (embora não menos escandalosos e vergonhosos) os casos de pedofilia comprovados envolvendo o clero comparando com outros setores em nossa sociedade. Evidente que tais casos devem ser levados a sério pelas autoridades eclesiais e civis nas investigações e medidas possíveis a serem aplicadas aos culpados e proteção às vítimas. Não resta dúvida também que ocorreram falhas em algumas medidas, sejam episcopais ou de autoridades civis, desde a má formação de seminaristas a bispos que não souberam conduzir ou esclarecer corretamente os casos no período de euforia excessiva no pós Vaticano II. Felizmente, o papa Bento XVI  que sempre foi muito rigoroso nestes assuntos está fazendo a sua parte desde que assumiu o pontificado e antes mesmo como cardeal, embora a malícia de alguns meios de comunicação em tentar até culpá-lo e obstinadamente acusa-lo de acobertamento, logo ele, não é difícil de saber o porquê desta obstinação.

A pedofilia é um mal da sociedade, não é exclusivo de padres. Não que devemos nos acomodar ou deixar de pensar nas vítimas ou em sérias medidas a serem tomadas quanto a este grave problema, de maneira alguma. Mas é bom lembrar que é um percentual muito menor do que de outros profissionais como educadores e principalmente próprios familiares de vítimas. Nós católicos somos os primeiros a bater no peito e ver que é uma vergonha tais escândalos por parte de um religioso, embora, o velho ditado de que uma arvore que cai faz muito mais barulho do que a floresta inteira que cresce sempre ocorrerá, pois são casos vergonhosos mesmo.

Entretanto, como não enxergar um esforço midiático, que envolve muitos interesses escusos, a querer a todo custo atacar o papa Bento XVI sem análise objetiva de apurar todos os fatos e sem corretas informações? Sem contar no terrorismo moral a que muitos têm interesse de se valer contra a Igreja e os mais de 99% de sacerdotes católicos que não têm nada a ver com os escândalos.

Em meio à avalanche de notícias, venho indicar alguns sítios e artigos sérios que tratam objetivamente do assunto com a correta preocupação, ao mesmo tempo que, desfazem muitos equívocos e mitos das acusações a que temos visto (para visualizar os links abaixo, copie-os e cole em seu navegador):

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/tag/pedofilia

(Blog sempre atualizado neste assunto e nas notícias com o devido esclarecimento)

O QUE HÁ POR TRÁS DOS ESCÂNDALOS?'
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=OPINIAO&id=opi0578

(Artigo que traz informações precisas e gerais sobre a pedofilia de sacerdotes)

'UMA RESPOSTA AO THE NEW YORK TIMES'
http://blog.veritatis.com.br/index.php/2010/03/29/uma-resposta-ao-the-new-york-times/

'THE NEW YORK TIMES SE DESMENTE EM SEUS ATAQUES AO PAPA'
http://www.zenit.org/article-24489?l=portuguese
(Tratam quanto ao caso Murphy nos EUA)

‘SURGE A VERDADE SOBRE A CARTA DE 1985 DO CARDEAL RATZINGER. MÍDIA DIVULGARÁ?’

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/9993-surge-a-verdade-sobre-carta-de-1985-do-cardeal-ratzinger-midia-divulgara

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18695
(Mostram a pilantragem da mídia em querer culpar o papa de acobertamento no caso referente a carta de 1985, confiram.)

‘PERITA DENUNCIA NOVO “REGIME DO TERROR” QUE BUSCA DESTRUIR A FORÇA MORAL DA IGREJA’

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18540

‘HOMOSSEXUALIDADE E PEDOFILIA DE CLÉRIGOS’

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=PAPA_SANTASE&id=pss0350

‘PAPA EXPRESSA “DOR E VERGONHA” ÀS VÍTIMAS DE PEDOFILIA EM MALTA’

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/04/18/papa-expressa-quotdor-e-vergonhaquot-as-vitimas-de-pedofilia-em-malta.jhtm

(Embora vinda de um site secular, esta notícia resume bem o esforço do papa frente aos escândalos, vale a pena conferir.)

“HOMOSSEXUAL PODE SER PADRE?”

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2010/03/20/homossexual-pode-ser-padre/

(Sobre uma importante medida tomada pelo papa já no primeiro ano de pontificado em 2005 e que gerou muito alarde dos hipócritas anti-clericais, inclusive “católicos” moderninhos.)

‘SERÁ QUE O PROBLEMA É SÓ NA IGREJA CATÓLICA?’

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=NOTICIA&id=nbm0815

(Uma pequena amostra do que aparecem todos os dias nos noticiários)

Senhores, estes são apenas alguns exemplos que eu trousse, qualquer notícia ou acusação que você viu nestas semanas anteriores por parte de mídias seculares querendo acusar o papa de acobertamento ou negligência, você encontrará o esclarecimento e a verdade em alguns destes ou outros sites pró-católicos. A internet pode ser um meio de propagação de alardes e acusações baratas sem análise, mas também pode ajudar muito a irmos atrás da Verdade. Nós, católicos, não podemos deixar de aproveitar corretamente deste instrumento em mãos.

Queria destacar também: Se por um lado o papa, como sempre foi, é perseguido por anti-clericais (“católicos” progressistas, missionários do ateísmo, comunistas, maçons, militantes do sexo livre, gaystapo, alguns protestantes, secularismo em geral). Ou por qualquer irresponsável que apenas tem interesse em manter sua posição contrária em relação à Igreja Católica e não se preocupam coisa nenhuma com as vítimas ou medidas a serem tomadas, por outro, felizmente, vemos apoio ao pontífice de muitos que o amam de fato ou mesmo de quem nem esperávamos tanto.

Bom, diante de grandes desafios em um momento de séria turbulência, além das orações, cabe-nos dar apoio e força ao nosso querido papa que segue e seguirá firme na condução da Igreja em meio a tantas tempestades dentro e fora dela. Que a Virgem Santíssima interceda por ele.

Estamos contigo papa Bento XVI!

4 comentários:

Pedro disse...

"entretanto, como não enxergar um esforço midiático, que envolve muitos interesses escusos, a querer a todo custo atacar o papa Bento XVI sem análise objetiva de apurar todos os fatos e sem corretas informações? Sem contar no terrorismo moral a que muitos têm interesse de se valer contra a Igreja e os mais de 99% de sacerdotes católicos que não têm nada a ver com os escândalos."


Muito bem colocado.

Parabéns ao Blog.

Anônimo disse...

diante de grandes desafios em um momento de séria turbulência, além das orações, cabe-nos dar apoio e força ao nosso querido papa que segue e seguirá firme na condução da Igreja em meio a tantas tempestades dentro e fora dela. Que a Virgem Santíssima interceda por ele.

assino enbaixo.

Suellen disse...

Artigo exelente, parabéns ao Blog.

Lucimar disse...

Sou do curso de sociologia, e gostaria de parabenizar o autor do texto perla exelente forma como tratou o tema. Gosto muito de blogs e principalmente deste. parabéns e obrigado.