terça-feira, 10 de agosto de 2010

J. Smith. Conferências com o Diabo?


image  
  Martin Luther controlled by the Devil, 1875
 
 
 
 
Por Prof. Pedro M. da Cruz.
 
“... os filhos do maligno podem ter poder de seduzir os néscios e ignorantes até o ponto em que nada, a não ser a ficção, alimente as multidões...”[1]
“Apareceu ao lado de minha cama um personagem em pé, no ar, pois seus pés não tocavam o solo (...) seu nome era Morôni.”[2]
“Deus enviará um poder que os enganará e induzirá a acreditar no erro”[3]
 
 
Lendo as Sagradas Escrituras, alguns textos específicos chamam-nos, particularmente, a atenção. Por exemplo, afirma o Evangelho de São Mateus que, nos tempos vindouros, levantar-se-ão “falsos cristos” e “falsos profetas” capazes de realizar grandes sinais e prodígios em meio ao povo; esses “prodígios”, tão portentosos, dada a singularidade de seus traços, poriam em perigo, inclusive, a integridade doutrinal dos próprios eleitos.[4] Reconheçamos porém, que esta misteriosa profecia já tem dado sinal de sua veracidade ao longo dos séculos... Em outra parte do mesmo livro podemos conferir as seguintes palavras do Redentor:
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor entrará, no Reino dos Céus, pois, é preciso fazer a vontade de meu Pai. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos demônios e fizemos muitos milagres?’ E, no entanto, eu lhes direi: ‘Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim...’” [5]
Realmente, são palavras muito duras... contudo, é exatamente o que nos afirma o texto sagrado. Sendo assim, esperemos, e tudo se dará para maior glória de Deus. Ou melhor, talvez nem precisemos esperar... isso, se, de fato, houver ocorrido os fatos que apresentaremos mais abaixo. Deste modo, se ocorreram, teremos um exemplo de “prodígios” e “grandes sinais” feitos pelo Demônio para enganar os ignorantes, e, quiçá, estremecer alguns “eleitos”...
As origens dos Mórmons, segundo seus escritos, estariam marcadas por grandes fenômenos sobrenaturais. Ora, somente Deus pode fazer verdadeiros milagres; Lúcifer, por sua vez, “Macaco de Deus”, tem usado de charlatanices e seduções mentirosas para enganar a muitos. São Paulo, inclusive, nos revela, quanto à vinda do “ímpio”, que esta será assinalada por intensa atividade de Satanás; ele, segundo o texto inspirado, se manifestará “...com toda sorte de obras portentosas, milagres, prodígios enganosos e com todas as seduções da injustiça...[6].
O fato é que, quase certamente, a história apresentada pelos Mórmons (conferir texto abaixo) seja pura montagem, ou mesmo, fantasia duma mente alucinada. Não negamos, porém, a possibilidade de o Diabo disfarçar-se em “Anjo de Luz” a fim de ludibriar os ignorantes, como bem nos afirma a Palavra de Deus.
No entanto, o grandioso e palpável antagonismo entre o ensino mórmon e a doutrina cristã só vem confirmar a idéia de que, (independentemente da conclusão a ser tirada sobre a veracidade ou não das aparições apresentadas em anexo)image [7], os ensinos de Joseph Smith (foto) são, ao menos indiretamente, obra maléfica de Satanás. Com efeito, os autores inspirados, haviam aberto um precedente, a fim de nos precaver contra as manobras de Lúcifer; fora dito que, se mesmo um anjo baixado do céu anunciasse aos seres humanos um evangelho diferente, não se deveria dar crédito a ele.[8]
Bom, J. Smith afirma haver recebido um “outro evangelho”... diferente.
Agora, vejamos um dado de interesse capital: quem o teria trazido? O senhor Smith nos responde, tranqüilamente: Morôni, um anjo...[9]
Cremos não precisar nem mesmo forçar alguma conclusão para nossos leitores...
Joseph Smith, afirma ter ouvido em uma de suas visões que “...não se filiasse a nenhuma Igreja, porque a igreja verdadeira não estava na terra.”
Ora, onde estaria, então, essa Igreja verdadeira?
Cristo não havia prometido, e com toda sua autoridade, que ela jamais seria vencida pelo poder do inferno?
Para J. Smith o Filho de Deus teria mentido?
Ou... errado?
Ah, sim, talvez a Igreja não fora vencida... somente, retirada da terra!
Mas, em que momento fora retirada?
Aliás, onde está dito que a Igreja de Cristo sairia deste mundo por algum tempo?
Muito ao contrário, da Igreja se diz que, mesmo havendo transviados em seu meio[10], eles deveriam conviver lado a lado com bons até o fim dos tempos, e não que a Igreja seria afastada deste mundo por causa de pecadores.[11]
No mais, se Jesus veio para os “doentes da alma”, porque se afastaria deles? Sendo a Igreja o seu Corpo Místico, o sumiço da Igreja significaria um “sumiço de Cristo”;[12]e, isso é contrário ao ensinamento do Filho de Deus. Sabemos que Nosso Senhor não entra em contradições...
Finalmente (e poderíamos citar muitos outros exemplos), é parte da doutrina Mórmon a crença de que Deus revelará, ainda, muitas grandes e importantes coisas pertencentes ao Reino de Deus[13] através de seus profetas vivos, os líderes da seita.
Ora, toda a Revelação terminou com a morte do último apóstolo.
Com efeito, Nosso Senhor Jesus Cristo afirmara, categoricamente, que o Espírito Santo ensinaria aos apóstolos “toda a verdade”; assim, não há mais verdades a serem ensinadas, mas, tão somente, melhor explicitadas, aprofundadas.[14]
Para não nos alongarmos mais do que já o fizemos, vamos direto ao texto de que tanto falamos. Percebamos, partindo da idéia de que sejam manifestações verdadeiras, e não puras alucinações e/ou montagens, o quão astuto é Satanás na arte de enganar os homens. Aqui, por entre as flores, cuidado com a abelha infernal...
Que Maria Santíssima, Trono do Rei Soberano, nos valha sempre perante o Deus Verdadeiro. 
 
Nova Revelação de Deus
“Ou Joseph Smith de fato viu a Deus e de fato conversou com Ele, e o próprio Deus de fato apresentou Jesus Cristo ao menino Joseph Smith (...) ou o mormonismo, por assim dizer, é um mito.”[15]
Na primavera de 1820, ocorreu um dos mais importantes acontecimentos da história. Havia chegado a hora da obra maravilhosa e do assombro que o Senhor mencionara. Ainda apenas um rapaz, Joseph Smith desejava saber qual de todas as Igrejas era a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Assim, retirou-se para um bosque perto de sua casa e orou humilde e intensamente ao Pai Celestial, perguntando-lhe qual a Igreja deveria filiar-se. Naquela manhã, uma coisa maravilhosa aconteceu: o Pai image Celestial e Jesus Cristo apareceram a Joseph Smith (foto ao lado). O Salvador lhe disse que não se filiasse a nenhuma Igreja, porque a igreja verdadeira não estava na terra. Também lhe disse que os ensinamentos dessas Igrejas eram “uma abominação à sua vista” (Joseph Smith 2:19; ver também 2:7-20). A partir desse acontecimento, começou a haver novamente revelações do céu. O Senhor havia escolhido um novo profeta. (...) Joseph Smith ajudaria a restaurar o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.(...) João Batista veio em 1829 e ordenou Joseph Smith e Oliver Cowdery ao sacerdócio Aarônico. ( Ver D&C 13; 27:8). Depois, Pedro, Tiago e João, a presidência da Igreja nos tempos antigos, vieram e conferiram a Joseph e Oliver o sacerdócio de Melquisedeque e as chaves do reino de Deus. (Ver D&C 27:12-13). Mais tarde, foram restauradas chaves adicionais do sacerdócio por mensageiros celestiais como Moisés, Elaías e Elias. (Ver D&C 110:11-16).(...) Em 6 de abril de 1830, o salvador dirigiu novamente a organização de sua Igreja sobre a Terra (Ver D&C 20:1) Chama-se a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Ver D&C 115:4) Cristo é a cabeça da Igreja hoje, assim como nos tempos antigos. O Senhor disse que ela é ‘a única igreja viva e verdadeira sobre a face da terra, com a qual, eu, o Senhor, me deleito’. (D&C 1,30)”[16]
 
✠ ✠ ✠
 

[1] History of the Church,. Aqui, Oliver Cowdery relatando uma suposta visão que tivera junto a Joseph Smith. Fazemos nossas as palavras dele...
[2] Joseph Smith – História. Extratos da História de Joseph Smith, o profeta. (sic) History of the Church, Volume I, Capítulos de 1 a 5.
[3] II Tes. 2,11-12
[4] Mat. 24, 24
[5] Mat.7,21-23
[6] II Tim. 2,9-10
[7] veracidade esta – reafirmamos - muito improvável, dado, por exemplo, o conhecido desequilíbrio psíquico de Joseph Smith.
[8] Gal. 1, 8
[9] Princípios do Evangelho. Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; 1995. Pag. 267
[10] Segundo os mesmos Mórmons, o Reino de Cristo na terra eqüivale à sua Igreja verdadeira. (D&C 65) Ver também: “Guia Para Estudo das Escrituras”; verbete: Reino de Deus ou Reino do Céu.
[11] Mat. 13, 29-30
[12] Col. 1,17; Efe. 1,23
[13] Princípios do Evangelho... Pag. 55, e 285, onde se lê nesta última: “Algumas verdades ainda não nos foram Reveladas.” Conferir, também: D&C 102:32-34.
[14] Jo. 16,13
[15] Ensinamentos dos Presidentes da Igreja. Heber J. Grant. Publicado por: A igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias. Salt Lake City, Utah, 2003, p. 16
[16] Princípios do Evangelho. Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; 1995. Pg. 110-111

Um comentário:

Anônimo disse...

Não há pior cego que aquele que não quer enxergar, nem pior surdo, aquele que não quer ouvir.
Este texto é esclarecedor.