quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sou católico, posso ser espírita?

Kardec
Kardec


Por  Prof. Pedro M. da Cruz.





“Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai.”
(IJo. 2,23)
 
“As marcas do Cristo podem ser vistas naqueles que perdoam de forma aprimorada. Ninguém jamais conseguiu ofender a Jesus.”
“Falemos da felicidade, pensemos nela, porém, procuremos viver ‘o Cristo em nós’, para que essa felicidade não seja utópica”.
“Deixa que tua palavra tenha o reflexo da palavra do Cristo. Deixa que os teus pensamentos irradiem os pensamentos do Mestre... e que, realmente, o Messias, em ti, seja motivo de glória.”
 
(MAIA, João N. Gotas de Paz. 5 Ed. Belo Horizonte: Editora Espírita Cristã Fonte Viva (sic.), 1993. Respectivamente, páginas 87,102 e 118)
 
Palavras profundas...
Sensatas...
Porém, que armadilha!
Tudo o que vem do Espiritismo merece cuidado; pois, são “lobos” disfarçados...
Quantos têm caído nas teias do kardecismo por se deixarem levar pela lábia traiçoeira e maliciosa dos inimigos da fé cristã.
Vejamos:
Quem é o “cristo espírita”? Com toda certeza, não é o mesmo apresentado pelo catolicismo. Sobre esta triste possibilidade, já nos falara a própria Bíblia Sagrada [C1] que dissera: “Quando se aproxima de vós alguém pregando um outro Jesus, diferente daquele que vos temos anunciado, de boa mente o aceitais.”
De fato, o “cristo espírita” não é tido como Deus (pelo menos no sentido dado comumente a este termo). Para eles, Nosso Senhor seria apenas um espírito de luz, um ser evoluído:
“O católico crê que Jesus Cristo é verdadeiramente o Filho Unigênito de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Deus igual ao Pai e ao Espírito Santo; o espírita nega esta verdade fundamental da fé Cristã e dogmatiza que Cristo era apenas um grande médium[C2] ...”
Por isso, quando falam das “marcas do Cristo”, do “Cristo em nós”, da “palavra do Cristo”... referem-se a esse ser estranho e fictício que não se encaixa nas categorias bíblicas e ofende a fé católica. Longe de nós, portanto, deixar que suas idéias sejam irradiadas. Os “‘pensamentos do Mestre espírita” são contrários ao cristianismo.
Talvez, numa postagem futura, poderemos apresentar outros muitos desencontros entre a Doutrina Espírita e os ensinamentos da Igreja Católica. Isso só fortaleceria a resposta implícita neste texto à pergunta inicial de nosso artigo: um católico jamais poderá filiar-se ao espiritismo sob pena de cair em erros gravíssimos, além de colocar em perigo a salvação eterna de sua própria alma.
Maria Santíssima, rogai por nós.
 
✠ ✠ ✠
 
Referência bibliográfica:
BOAVENTURA, Frei. Por que o Católico não pode ser Espírita. X Ed. Petrópolis: Vozes, 1957.16 pgs.
MAIA, João N. Gotas de Paz. 5 Ed. Belo Horizonte: Editora Espírita Cristâ Fonte Viva, 1993. 128 pgs.

[C1] IICor.11,4
[C2] BOAVENTURA, Frei. Por que o Católico não pode ser Espírita. X Edição. Petrópolis: Vozes, 1957. Pg. 8

Nenhum comentário: